Qual o melhor para games? PSP ou iPhone 3G / 3GS? Google Nexus One?



  

Os processadores gráficos cada vez mais presentes em smartphones mais novos, como Google Nexus One, iPhone 3G/3GS e outros tem levado cada vez mais pessoas a considerarem esses celulares como plataformas para games. Isso apesar dos jogos ainda precisarem ser adaptados para telas pequenas, de pouco mais de 3 polegadas, e para telas touch screen.

Assim mesmo, videogames portáteis, com games adaptados para suas telinhas, já existem há muito tempo. E o Sony PSP ainda resiste, apesar de rumores de que, teoricamente, estaria sendo desbancado pelos smartphones mais modernos. Será?





Levando em conta o aspecto puramente técnico, estão chegando lá. Como frisou o HCW, o desempenho dos processadores gráficos de smartphones como o iPhone 3GS, embora considerável, ainda está aquém daquilo que o PSP pode oferecer. Os dados do site AnandTech revelam que o iPhone 3G é capaz de renderizar 1 milhão de triângulos por segundo e processar 100 Milhões de pixels por segundo. O 3GS é 7 vezes mais rápido nos triângulos (7 milhões/segundo) e 2,5 vezes mais rápido nos pixels (250 milhões/segundo). Ainda pouco perto dos 33 milhões de triângulos e 664 milhões de pixels que o PSP é capaz de gerar por segundo.

Apesar de mais lentos que o iPhone 3GS por não usar algumas otimizações, no entanto, smartphones como o Nexus One já são capazes de gerar 22 milhões de triângulos por segundo. Mesma capacidade do LG 9400 Maxx, que também vem com processador Qualcomm/Snapdragon GPU de 1GHz (modelo 8250 no Nexus One e 8650 no LG). Não dispomos de dados de desempenho do Nokia N97 (processador ARM 11 de 434 MHz, sem GPU dedicada) e outros aparelhos ainda.

Conclusão

Os smartphones mais rápidos da atualidade já chegam perto do velho Sony PSP, mas ainda não rivalizam. No entanto, modelos mais atuais, que devem ser lançados nos próximos 1 ou 2 anos, certamente superarão o já velho portátil. A tecnologia até já existe, pois a Qualcomm já tem processadores capazes de renderizar 80 milhões de triângulos/segundo. Questão de tempo para estarem disponíveis.



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