Find and Call – Primeiro Vírus para iPhone e iPad



  

Há pouco tempo, a Kaspersky, empresa de antivírus de origem russa, encontrou o primeiro vírus existente para o sistema operacional do iPhone e iPad, o iOS. O malware estava oculto em um aplicativo chamado "Find and Call", que estava na App Store.

De acordo com a Wired, o programa roubava os dados da agenda do dono do dispositivo, como e-mails e números de telefone. A proposta do suposto "Find and Call" era de organizar a lista de contatos do aparelho. Os dados roubados eram vendidos no mercado negro e disponibilizados em listas de spam, por meio das quais o link para download gratuito do aplicativo era enviado.

Na loja de aplicativos da Apple, milhares de pessoas efetuaram o download do app e tiveram seus aparelhos infectados. Somente após muitas reclamações é que o software foi removido da loja, com a afirmação de que ele “violava as diretrizes” da App Store. Na Google Play, o "Find and Call" ficou disponível apenas por algumas horas, pois a Google foi rápida ao retirá-lo.





O software em questão foi o primeiro que conseguiu driblar a burocracia da Apple na disponibilização de um programa em sua loja de aplicativos.

Por Guilherme Marcon



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *