Nova Tecnologia permite Sentir Texturas em Telas Touchscreen



  

Você já pensou se pudesse sentir a textura das coisas que você vê na tela de um tablet ou smartphone? Agora isso será possível, pois esta é justamente a ideia de alguns pesquisadores do Disney Research, nos Estados Unidos.

Este ano foi realizado o evento SIGGRAPH, onde foi apresentada ao público uma tecnologia nova. Por enquanto ela ainda está em fase de desenvolvimento, mas a fabricante afirma que assim que for terminada, os usuários serão capazes de sentir as texturas das coisas que veem na tela de seus aparelhos.

O recurso recebeu o nome de REVEL, Eletrovibração Reversa, e trabalha como se fosse uma injeção de sinais elétricos. Ao tocar na tela do aparelho, o usuário recebe um tipo de descarga direto nos dedos e a partir deste momento é criado um campo eletrostático oscilante que, como consequência, transmite a sensação de que estamos tocando em outro tipo de superfície. Além disso, esta variação de sinal permite que sejam criados diferentes impulsos, que resultam em distintas sensações, para que sejam ampliadas as possibilidades de manipulação táctil no dispositivo.





A companhia que está desenvolvendo esta tecnologia ainda continua com as pesquisas para aperfeiçoar o recurso. Até o momento, não há nenhuma previsão de quando ele estará disponível para venda.

Por Guilherme Marcon



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *