Ubuntu Touch – Versão Developer Preview para desenvolvedores



  

Desenvolvedores, a espera acabou! Já está disponível para download a versão Developer Preview do Ubuntu Touch, a investida da Cannonical no mundo dos dispositivos móveis.

Quem tem um Galaxy Nexus, Nexus 4, Nexus 7 ou Nexus 10 já pode rodar o novo sistema operacional.

É bom lembrar que essa é apenas a versão de prévia para desenvolvedores, e que bugs ou travamentos podem ocorrer (e ocorrerão). A versão não conta com um player de música ou cliente para e-mail, mas as funções de telefone, SMS, câmera e navegação na internet estão funcionando normalmente.

Contando com uma aparência limpa e bem elaborada com degradês e brilhos de ótimo gosto, o Ubuntu Touch parece um sistema operacional promissor e muito interessante. Usuários de Android devem se adaptar mais facilmente ao sistema, pois são parecidos, além de que ambos usam o Kernel do Linux para rodar.





Por enquanto, não existem aplicativos de terceiros ou muitas funções na versão mobile do sistema da Cannonical, mas essa é a intenção da Developer Preview, mostrar aos desenvolvedores o que eles podem fazer com o sistema e aguçar suas ideias.

De fato o Ubuntu Touch é um sistema que assim como o Windows Phone, desperta uma certa curiosidade, já que de início, ele parece um tanto quanto abstrato, mas com alguns segundos de observação, você começa a compreender que há muito mais a ser explorado. E como uma sacada de mestre a Cannonical anunciou que os aplicativos desenvolvidos para o novo sistema rodarão também para as versões desktop sem maiores problemas, que foi o que a Microsoft e a Apple tem tentado e conseguido fazer gradativamente em seus sistemas.

Agora, resta-nos esperar para ver todo o potencial desse tal de Ubuntu Touch, que parece chegar para dar uma cara nova aos smartphones e tablets.

Por Anderson Silva



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *