Operadoras devem bloquear celulares não homologados no Brasil




A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) determinou que as operadoras de telefonia devem construir um sistema para identificar e bloquear os telefones não homologados no Brasil a partir de 2014 por falta de certificados.

Um ofício da Anatel para as operadoras Oi, TIM, Vivo e Claro foi enviado em janeiro deste ano para bloquearem os celulares não homologados no Brasil e possuem doze meses para cumprir esse ofício, pois serve para coibir o uso de estações móveis em celulares piratas. Esses celulares piratas adulteram o número do IMEI (International Mobile Equipment Identity) e clonam o SMP (Sistema de Pagamento Móvel).


As operadoras deverão usar as suas propagandas para conscientizar a população sobre os riscos ao usar um celular pirata. Estima-se que milhares de aparelhos estão sendo utilizados no Brasil.

O problema desta decisão contra os celulares piratas é que podem afetar os dispositivos comprados fora do Brasil como os modelos HTC e Asus que não são lançados aqui no país e os consumidores compram de revendedores de celulares importados, porém se o modelo importado não for homologado pela Anatel será considerado ilegal.

Por Mariana Rodrigues


Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *