4G no Brasil – Informações




Hoje é muito falado sobre a famosa rede 4G, que é a substituta da já conhecida 3G. Aqui no Brasil em algumas cidades, como São Paulo e alguns pontos do Rio de Janeiro, já é possível acessar uma rede 4G, porém, você sabe quais as diferenças? Veja agora algumas melhorias que essa nova tecnologia pode trazer para o nosso país.

Aqui no Brasil, a rede 4G que irá ser implantada será a do padrão LTE que é o mais usado nos aparelhos que a ANATEL disponibilizou para a venda em nosso mercado. Porém, apesar de uma tecnologia já aprovada, sua implantação irá ocorrer inicialmente apenas nas cidades que irão sediar a Copa das Confederações.


Mas o que isso muda? Praticamente a rede 4G é um upgrade de velocidade, ou seja, com ela é possível transferir e baixar dados em uma velocidade muito superior a 3G, que foi implantada no Brasil em meados de 2005 e até hoje vem sofrendo vários ajustes para cobrir uma área maior.

Uma comparação simples em questão de velocidade que podemos fazer é que a 4G consegue uma velocidade de quatro até cem vezes mais do que a 3G, o que pode significar um padrão muito mais alto de tecnologia.

Aqui no Brasil o padrão aprovado pela ANATEL é o de LTE, como já foi dito, porém, sua frequência é de 2,5Ghz o que significa que em alguns aparelhos ele não irá funcionar.


Por Henrique Nicolau

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *