Sumit Dagar – Smartphone para deficientes visuais



  

A maior novidade do momento no universo dos smartphones vem do designer indiano Sumit Dagar. Trata-se de um smartphone em Braille para uso das pessoas com deficiência visual. Dagar já havia apresentado o protótipo no ano de 2011 em um evento e por ele tornou-se associado da conferência Ted. Em 2012 ganhou o prêmio de empreendedorismo da Rolex.

O funcionamento do aparelho consiste em transformar imagens em sinais Braille através do toque na tela. Isso acontece graças aos pequenos pontos em relevo no display, permitindo que os padrões de leitura do aparelho sejam sentidos pelo tato. Logo, isso facilitaria o acesso dos deficientes visuais à leitura dos programas encontrados em um smartphone, como mandar e ler SMS’s, e brincar com os jogos.

Essa inovação torna-se possível pois os pinos utilizados para leitura Braille usam da tecnologia  Shape Memory Alloy, que conceitua-se no fato de que os metais podem se expandir e depois retornar ao tamanho normal.

O projeto está sendo desenvolvido na Índia em parceria com o IIT Delhi, financiado através de um programa da bienal Rolex Awards, e testado por LV Prasad Eye Institute.





Acredita-se que o smartphone deve chegar ao mercado no final do ano de 2013 com valor aproximado de U$ 185,00 ( R$ 370,00, aproximadamente).

Por Natália Mayrink De Lazzari                



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *