Alta nas vendas de smartphones no Brasil




Os telefones inteligentes realmente foram bastante aceitos pelo público brasileiro. Como já era de se esperar, cerca de 46% dos aparelhos vendidos no país são smartphones. No total, são aproximadamente 29,6 milhões de unidades vendidas somente no primeiro semestre deste ano, um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica).

Desse total, 15,9 milhões correspondem à quantidade de aparelhos comuns vendidos no país, uma queda de  22,6% em relação ao período passado. Já os smartphones chegaram ao número de 13,7 milhões de unidades comercializadas, equivalente a  99,6% se comparado com o primeiro semestre do ano passado.


Já em relação ao mercado de informática, também houve um aumento significativo de vendas: 10,4 milhões nos primeiros seis meses do ano, registrando um recorde de vendas também nesse setor. Os tablets ganham um destaque especial se analisarmos as vendas de cada segmento separadamente. Foram vendidas 3,3 milhões de unidades, o que representa um crescimento de 165% nas vendas sobre o primeiro semestre do ano passado e uma quantidade bem próxima do total de vendas desse tipo de aparelho em todo o ano de 2012.

Estima-se que em pouco tempo a venda de smartphones no país deverá superar a de aparelhos comuns. No entanto, a preferência por aparelhos mais antigos é compreensível, já que os preços são bem menores e a carga tributária também é mais baixa em relação aos smartphones mais comuns do mercado.

Por Ebenézer Carvalho




Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *