Telefonia Móvel no Brasil – Redução no Número de Linhas em Setembro de 2013



  

O avanço nas tecnologias tem sido tão grande nos últimos anos de forma que torna-se difícil até imaginar onde tudo isso vai parar. É cada vez mais difícil sentar para conversar com uma pessoa e esse diálogo não ser interrompido por uma ligação, uma mensagem de texto ou porque a outra pessoa não consegue tirar sequer por um minuto seus olhos da tela do celular.

No entanto, pela primeira vez desde junho de 2006, a base de telefonia móvel no Brasil teve queda mensal, com a desativação líquida de 173,6 mil linhas, segundo informações cedidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nessa quarta-feira, dia 6 de novembro de 2013.

Apesar de os motivos para essa queda total de assinantes não terem sido divulgados, a Anatel disse que as operadoras têm promovido uma espécie de limpeza de sua base, ou seja, linhas não utilizadas estão sendo retiradas intuindo uma redução de custos.

Frente ao mês de agosto, a redução do total de assinantes verificada no mês de setembro foi de 0,06%, sendo que o número total de linhas é de 268,27 milhões. Deste número, 211,34 milhões são de acessos pré-pagos (o equivalente a 78,78% do total) e 56,93 milhões são pós-pagos (o que equivale a 21,22%). A banda larga móvel representava 88,31 milhões de acessos, dos quais 552,63 mil eram realizados por terminais 4G.

O mercado continuou sendo liderado pela Vivo em setembro, com 28,56% de participação. Todavia, a empresa registrou o maior volume de desativações dentre todas as operadoras no período: 463,3 mil.





A TIM ficou em segundo lugar, com uma fatia de 27,17% do mercado e 31,7 mil desativações. A Claro foi a única operadora a adicionar linhas em setembro, com 321,2 mil adições, representando uma fatia de mercado de 25,14%. A Oi registrou desativação de 35,5 mil linhas, mantendo sua fatia de mercado em 18,64%.

Mais informações podem ser acessadas aqui.

Por Mikhael Costa



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *