Smartphones vão interagir com as estrelas e planetas em 2014



  

Para os admiradores do universo estelar, viver a experiência de uma odisséia no espaço nunca esteve tão perto como agora. A novidade foi apresentada no começo de janeiro em Las Vegas, na CES 2014 (Consumer Eletronic Show). Estamos falando do Telescópio Cosmos 90GT Wi–Fi, fabricado pela Celestron especialmente para smartphones e tablets.

Com altíssima tecnologia óptica, ele é um telescópio refrator com abertura de 90mm, lentes revestidas e capacidade de ampliar qualquer objeto em até 213 vezes, o que vai garantir, segundo seus desenvolvedores, uma deslumbrante vista dos anéis de saturno, crateras da lua e até mesmo da grande mancha vermelha de Júpiter .

A Celestron promete também disponibilizar gratuitamente aplicativos que vão controlar o telescópio, como o app Cosmos Celestron Navigator para ipad, iphone e android, que possui um banco de dados com informações de mais de 120 mil objetos celestes. Basta sincronizar e apontar a câmera do smartphone ou tablet para o céu e tocar na tela assim que encontrar um objeto de interesse, então o Cosmos poderá calcular sua posição e exibir informações sobre ele, ao mesmo tempo em que se navega pelas imagens.

Uma grande vantagem do telescópio, é que mesmo em locais onde a rede Wi-Fi e celulares não estão disponíveis, ele é capaz de criar sua própria conexão sem fio, para não perder em nenhum momento a comunicação com o dispositivo móvel.





O Cosmos 90GT chega ao mercado em março e deve custar U$ 430. Enquanto isso, canais como a Fox e National Geographic, já estão preparando programas onde a novidade será testada e poderá ser conferida pelos telespectadores.

Esta inovação tecnológica parece, a princípio, ter sido criada para atender aos astrônomos amadores ou até mesmo os estudiosos profissionais, mas, sem dúvida nenhuma, atrai a todos, principalmente pela ideia mágica de viajar pelo universo brilhante que nos cerca.

Por Isis Utsch



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *