Novo Padrão de Tomada para Celulares e Smartphones



  

Os celulares também terão que ser vendidos com a nova tomada, você sabia? É isso mesmo! Os três pinos do plug estarão presentes em todos os aparelhos. Se as tomadas da sua casa ainda não têm o modelo novo, pode se preparar para comprar um adaptador. De acordo com os dados do Governo, essas tomadas serão benéficas a todos e trarão mais segurança.

Para que essa segurança fosse garantida, várias alterações precisaram ser feitas. Dentre as principais mudanças encontradas estão:

  • Pinos Chatos: eles, que são muito frequentes nos aparelhos, não poderão mais ser usados para os produtos fabricados no país;
  • Pinos dos plugues: poderão ser dois ou três, variando de acordo com os aparelhos;
  • Importância do terceiro pino: ele servirá como aterramento, visando evitar sobrecargas e choques;
  • Diâmetro dos pinos: ele irá variar de acordo com a corrente elétrica necessária para cada tipo de aparelho. Por exemplo, os que operam com 10 amperes terão um diâmetro diferente dos que operam entre 10 a 20. Isso impedirá que equipamentos que necessitem de mais amperes possam ser ligados em instalações de até 10 amperes, o que poderia resultar em sobrecarga da rede.

Para o consumidor, a maior alteração é quando se adquire um produto com plugues triplos, pois muitas tomadas de construções mais antigas não estão adaptadas. Já os plugues duplos se adaptam às tomadas antigas sem causarem problemas. Construções mais novas, em sua maioria, já estão sendo feitas com o uso do novo padrão, mas quem mora em uma casa não adaptada precisará usar adaptadores para os plugues triplos, até que a reforma elétrica possa ser feita. Com o tempo, as vantagens e a segurança trazida por esse novo modelo chegarão a todos os consumidores. 





Gostou das novidades? Visite o blog diariamente e mantenha-se bem informado!

Por Milena Godoy



5 comentários em “Novo Padrão de Tomada para Celulares e Smartphones

  • O minimo que poderia se esperar de um novo padrão é que ele fosse inteligente…

    Poderia ter-se mantido o mesmo pino chato para encaixe, já que temos milhões de aparelhos em uso com esse padrão, evitando o uso de "adaptadores", pois passamos a vida toda ouvindo que não devíamos fazer uso deles, benjamin ( T ) e réguas e outros, para ligação de vário aparelhos e sempre ligar os aparelhos diretamente à tomada. Eis que, dizem que temos que comprar… "adaptadores" !!

    Lembrando que não basta trocar a tomada velha pela nova, e sim efetuar a reforma da instalação elétrica dos fios, colocando fio terra. Coisa que não vai ser fácil de ver.

    Do ponto de vista comercial, podemos contar também com as exportações para…. lugar nenhum !

  • Para um país que importa eletrônicos em um volume tão grande como o Brasil (também, com impostos sobretaxados em até 70% nessa área) criar um padrão de tomada que ignore o padrão internacional é simplesmente pretencioso.

  • Eu acho uma grande sacanagem essa onda de três pinos, issoé só pra ganharem mais inventando todos terão que mudar muitas coisas.
    Só sendo no brasil, na minha casa todos com três pinos eu passo a serra fica só os dois.

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *