Novos malwares afetam aparelhos com Android



  

A F-Secure acabou de divulgar seu novo relatório de ameaças de dispositivos móveis e ele cita que 99% das novas ameaças que afetam estes dispositivos afetam os usuários do browser Android. O relatório foi emitido pelo F-Secure Labs e apontou que 277 novas famílias de ameaças foram descobertas e deste total 275 são referentes ao Android, sendo uma para iPhone e uma para Symbian.

O relatório abrange o primeiro trimestre de 2014, sendo que no mesmo período do ano passado foram descobertas 149 famílias de ameaça, sendo 91% destinadas ao Android. Durante o primeiro trimestre de 2013 foi possível identificar um número alto de novos malwares para o browser, o que leva a entender que  as ameaças que atacam dispositivos móveis continuam a crescer progressivamente.

A Grã-Bretanha foi a mais afetada  pelo malwares de acordo com as medições da F–Secure neste primeiro trimestre  que apresentou 15-20 arquivos de malware bloqueado por 10.000 usuários do país, o equivalente a 1 entre cada 500 utilizadores. Já os Estados Unidos e a India apresentaram índice 5 a 10 malwares para cada 10.000 usuários. O índice na Arábia Saudita e Holanda foi de 2 a 5 malwares para cada 10.000 usuários.

Mas o que de fato estas ameaças podem fazer com o dispositivo? Ainda segundo o relatório da F-Secure o comportamento mais comum é que 83% dos malwares realizam envio de SMS desnecessários para números da agenda do usuário. Além disso, também pode ocorrer:

– Download ou instalação de arquivos não solicitados;

– Conexão a sites não acessados pelo usuário, com intuito de aumentar os índices de visitas do site;

– Fingir ser uma solução móvel sem ter nenhuma funcionalidade útil;





– Desvio de mensagens fraudulentas de bancos;

– Roubo de dados pessoais como arquivos, contatos, fotos e demais dados privados;

– Cobrança de taxa para utilização de aplicativo livre e legitimo.

Por Jaime Pargan

Smartphones com Android

Foto: Divulgação



1 comentário em “Novos malwares afetam aparelhos com Android

  • ERRO!!! ANDROID NÃO É UM BROWSER!!!! Android é um sistema operacional baseado no núcleo do Linux para dispositivos móveis desenvolvido pela Open Handset Alliance, liderada pela Google Inc..

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *