Anatel promoverá leilão para 4G



  

A Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações informou que irá realizar o leilão da faixa de 700 MHz para a utilização de banda larga móvel da quarta geração, a chamada 4g. O edital será analisado pelo conselho da Anatel, mas antes poderá ser acessado em consulta pública até o dia 3 de junho.

O leilão está previsto para agosto e prevê a concessão de 3 licenças para operadores atuantes no país, aumentando a concorrência pelos lotes.

Outros leilões já foram realizados, como o da frequência de 2,5 GHz em que as quatro principais operadoras já se utilizam para oferecer o serviço de internet banda larga móvel 3G. Com a venda de apenas 3 lotes, uma das 4 grandes operadores vai ficar de fora e não poderá oferecer o serviço 4G.

Fora isso, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que irá divulgar a outras empresas o leilão, a fim de trazer novas empresas para acirrar ainda mais a disputa pelos lotes. Segundo o ministro a entrada de uma nova prestadora no mercado nacional será benéfica aos consumidores, gerando queda nos preços e melhoria na prestação de serviços.





Conforme a proposta da Anatel, o leilão será dividido em duas fases, sendo a primeira dividida em três lotes nacionais e outros três lotes regionais, que irá permitir a outras operadoras menores também possam ter a concessão. Vale ressaltar que uma só empresa pode comprar os lotes das duas fases.

Os lotes serão oferecidos em partes um pouco maiores, de 20 MHz cada um, sendo que os pedaços maiores aumentam a capacidade da prestadora de atender os clientes. Se não houver o interesse, os pedaços serão vendidos com 10 MHz cada.

As empresas que saírem vencedoras terão direito de explorar a venda da internet 4G. Aquelas que oferecerem valores iguais ou superiores a 70% da oferta de um mesmo lote, poderão ofertar novamente, apresentando novos valores para cada lote. Agora vale saber se as prestadoras oferecerão um bom serviço. 

Por Robson Quirino de Moraes



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *