Pesquisa revelou que é possível recuperar qualquer informação de celulares usados que foram resetados



  

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de segurança digital Avast, é possível conseguir recuperar qualquer informação e também diversos arquivos de um celular usado, mesmo depois de ele ter sofrido uma restauração de fábrica, o que é mais conhecida como Hard Reset nos smartphones. Fotos pessoais, mensagens de textos, e-mails, dentre outros dados pessoais foram alguns dos arquivos restaurados na pesquisa. 

Para chegar a esta conclusão, foram testados vinte smartphones com o sistema operacional Android que já tinham um bom tempo de uso. Com uma ferramenta disponível no próprio software foi possível facilmente restaurar os arquivos. Depois de 'resetado', os pesquisados utilizaram outros programas para integrar essa tarefa, como o AccesData FTK Imager, o qual é usado apenas pela polícia para a recuperação de dados. O resultado foi surpreendente. 

Desses vinte celulares que, aparentemente estavam 'novo de novo', foram restaurados 250 informações de contatos, tais como nome e endereço de e-mails, 750 mensagens de texto, mais de 40 mil fotos pessoais, além de pesquisas realizadas no Google anteriormente e uma informação de empréstimo feita pelo antigo dono de um dos smartphones. 

Infelizmente esse assunto é assustador e um tanto preocupante, pois há no mercado diversos aparelhos usados sendo vendidos. Só no Ebay, um dos maiores sites de vendas do mundo, existem no momento mais de 80 mil smartphones usados à venda. As pessoas parecem que não estão preocupadas com isso, e cada vez mais compartilham informações importantes do celular como dados bancários, endereços pessoais e fotos íntimas, e não tomam nenhuma precaução a respeito. 





A Suprema Corte dos Estados Unidos, preocupada com o que isso pode vir a se tornar no país, decidiu então enviar um mandato para investigar dados de qualquer aparelho antecipadamente. 

Os usuários que desejarem, por precaução, apagar todas as informações, caso queiram vender seu aparelho, por exemplo, é recomendável a instalação do aplicativo Avast! Anti-Theft em celulares com o sistema Android. Mesmo assim, muita cautela ao enviar mensagens e fotos pessoais.

Por Daniela Almeida da Silva



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *