3DAround – App de fotos possibilita visualizar imagens 3D em todos os ângulos



  

Imagine que você pudesse criar fotos 3D, com efeito giratório, iguais aquelas que vemos em sites de vendas, apenas com seu celular. Imaginou? Pois a partir do mês que vem sua imaginação pode se tornar realidade, com o novo lançamento da empresa Dacuda: o app de fotos “3DAround”, que junta fotos tiradas em torno de um objeto disponibilizando uma imagem 3D giratória que possibilita ver todas as faces do item apenas deslizando o dedo pela tela.

A empresa ficou famosa com o aplicativo PocketScan, que transforma a câmera do smartphone em um scanner portátil para documentos. Agora, a empresa, que conta com 25 funcionários e 5 anos de experiência está em fase de testes com o novo app que transforma os celulares em scanners 3D, garantindo sempre o melhor ângulo, ou melhor, todos os ângulos.

Alexander Ilic, fundador da Dacuda, diz que “É um ótimo momento para este tipo de tecnologia, visto que a Apple abriu a interface de programação de aplicativos”, referindo-se à atualização do iOS 8, que permite acesso a itens básicos da programação de hardware dos iPhones, e no que diz respeito à câmera, o tempo de exposição e foco, principalmente. Ele revela que a ideia do aplicativo veio de blogs de culinária de amigos, que tiravam várias fotos, de diversos ângulos diferentes de um determinado prato, para postar apenas uma. “Porque não olhar ao redor do prato ao invés de contar apenas com o melhor ângulo da comida?”, disse ter pensado Ilic. A ideia inicial necessitava de sensores 3D caros, mas com o lançamento dos novos iPhones (e iOS) foi possível desenvolver o programa ideal.

O aplicativo extrai informações de profundidade e estrutura de uma sucessão de fotos disparadas em um pequeno intervalo de tempo para criar a visão de 360 graus. As fotos 3D, que parecem um gif que você pode controlar, girando de um lado pro outro, serão compatíveis para serem visualizadas no próprio 3DAround e em navegadores compatíveis com o WebGL (gráficos 3D sem a necessidade de instalação de complementos), como o Chrome, e algumas versões das imagens poderão ser compartilhadas nas redes sociais.





O app será gratuito a partir do mês que vem para iPhones (versão 5 em diante) atualizados com iOS 8, e promete inovar.

Por Felipe Foureaux Freitas

App 3DAround

Foto: Divulgação



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *