Governo da China tentou invadir contas de usuários da Apple



  

O governo da China está sendo acusado de tentar “grampear” os clientes da Apple no país. Uma empresa sem fins lucrativos que monitora a censura na internet naquele país afirmou que as autoridades chinesas realizaram um “ataque malicioso” para obter informações de login de usuários do iCloud, no intuito de ter acesso às iMessages, fotos, contatos e demais dados armazenados na nuvem da Apple.

A empresa, que há algum tempo atrás divulgou ataque parecido ao Google, relatou que alguns navegadores disparam avisos de segurança antes de carregar a página do iCloud, mas outros – inclusive o popular e supostamente seguro “Qihoo 360”, não. Os usuários que ignorarem o aviso de segurança e acessarem a página terão que mudar para a autenticação em duas etapas para garantir a segurança de suas contas.

Ainda não está claro o porquê do ataque, bem como ainda não se tem como confirmar que o governo chinês é responsável por ele, mas provavelmente está ligado aos recentes protestos à política no país que têm ocorrido em Hong Kong, coincidentemente com o lançamento do iPhone 6 na China, que aconteceu na última semana, e ao recente bloqueio do Instagram no país, dessa vez sim, pelo governo chinês, visando prevenir que imagens dos protestos se espalhassem, o que gerou o rumor sobre a origem do ataque ao iCloud.

No início desse mês, em Hong Kong, já tinham sido identificadas evidências de softwares mal intencionados extremamente sofisticados voltados para iPhones desbloqueados, enquanto vários sites pró-democráticos foram hackeados na semana passada.





A Apple já tomou providências para proteger o iCloud e seus usuários, e começou a criptografar seus dados em solo chinês pela primeira vez, e toda a situação sugere que haja algum tipo de conflito entre o governo chinês e a Apple sobre algumas das características do novo aparelho da fabricante e suas funcionalidades.

iCloud

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *