Saiba como reconhecer e evitar vírus em seu Android



  

No ano de 2013 foi constatado que 98,05% dos programas maliciosos foram destinados ao Sistema Operacional Android. Os resultados foram obtidos pela Kaspersky Lab, uma das maiores empresas de antivírus e proteção de dados.

Tendo em vista que 80% dos usuários de smartphones utilizam o Sistema Operacional Android, nós vamos listar algumas dicas (disponibilizadas pela Kaspersky) para que seu aparelho não seja infectado por nenhum programa malicioso que, além de prejudicar o desempenho pode extrair informações pessoais, causando prejuízos incalculáveis aos usuários.

Os resultados obtidos pela Kaspersky mostram não só a popularidade do Android, mas também a vulnerabilidade de sua arquitetura. Antes de mostrar as dicas, vamostratar de alguns sintomas de que seu aparelho está infectado:

1- Anúncios não desejados: pop-ups e anúncios intrusos;

2- Picos de dados: acesso indesejado a sites, anúncios, downloads e mensagens de forma involuntária (acionados pelo arquivo malicioso);

3- Faturas elevadas sem motivo: o malware faz com que o aparelho ligue para números premium (0900) ou envie mensagens, o que aumenta o valor da fatura.

4- Aplicativos não solicitados: Apps maliciosos baixam e compram aplicativos sem a sua permissão.

5- Apps que utilizam funções desnecessárias: solicitam permissões e utilizam funções desnecessárias para sobrecarregar o aparelho.





6- Atividade estranha em contas online: provavelmente o mais grave, pois rouba senhas e credenciais a dados bancários.

7- Aplicações que exigem dinheiro para desbloquear o dispositivo: empresas idôneas não pedem dinheiro para efetivar desbloqueio de Apps.

Agora seguem as dicas de proteção:

Não pratique o “jailbreak”, ou seja, utilize a versão do sistema operacional compatível com seu aparelho, o que irá garantir maior segurança; utilize um PIN ou senha; baixe apenas aplicativos de fontes confiáveis (loja oficial); não utilize wi-fi de fontes desconhecidas para fazer transações; realize revisões nas permissões pedidas pelos aplicativos; evite armazenar dados confidenciais no aparelho e instale uma função de controle que evite o acesso irrestrito de crianças ao smartphone.

Por André César

Foto: divulgação



Compartilhar:

5 comentários em “Saiba como reconhecer e evitar vírus em seu Android

  • Cara, pegar vírus no cel é foda…Peguei uma vez nessas de abrir foto que grupos no whatsapp mandam…Depois disso, instalei aquele antivirus PSafe no cel…Se não fosse por esse app quase preciso resetar e perder todas as minhas coisas…Coloquei até no meu cel novo…

  • Ain… semana passada me danei com vírus no meu celular… tenso… é uma desvantagem do sistema android…
    um amigo meu comentou do app da psafe, que ajuda a proteger… quando o meu ressuscitar, testarei alguns apps de proteção…

  • taí algo que o android deixa a desejar… é f$%^o quão exposto para invasão de malwares ele é… por enquanto estou usando iphone, mas já já vou trocar para android… ios tá fogo tb… já ouvi falar de um app chamado psafe que dá uma ajudada na proteção do android…

  • poxa, eu tive problema com vírus no meu celular mês passado e um amigo me indicou o app da psafe… instalei e, por enquanto, tá aqui de boa… não tive mais problemas do tipo…

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *