Samsung reduzirá 30% dos modelos de smartphones



  

A Samsung anunciou que planeja reduzir a quantidade de modelos de smartphones em até 30% em 2015, segundo a matéria do The Wall Street Journal. A decisão, que soa um tanto drástica, é uma estratégia para recuperar a fatia do mercado que a coreana vem perdendo nos últimos meses.

Não é novidade que a Samsung está com suas vendas bem abaixo da expectativa. Os lucros da fabricante caíram de 15% para 7% em 2014. Diante de tais números, é óbvio que algumas medidas seriam feitas.

A redução da quantidade de lançamentos de novos modelos, mais especificamente os de baixo porte, visa reduzir a grande variedade para um melhor aproveitamento de componentes e design. Isso deverá resultar em maior praticidade na manutenção, redução de custos de fabricação, mais eficácia no suporte e maior eficiência nos lançamentos.

Para os usuários, a mudança mais notória deverá ser algum aumento na qualidade dos celulares de baixo porte. Podemos esperar alguma padronização de alguns dos componentes em todas as categorias, ainda que isso signifique um aumento do preço final.

Também podemos contar com a descontinuação de alguns modelos que se encontram hoje no mercado. Claro, os modelos da linha Galaxy deve não apenas continuar, mas receber uma maior concentração dos esforços da empresa coreana.

Se tratando de branding, é mais valioso ser uma empresa de poucos excelentes produtos, do que de muitos lançamentos regulares e baratos que não trazem muito impacto. Muito menos lucro.





Talvez, decisões como essa sejam um reflexo da saturação do mercado de smartphones. Se for o caso, veremos mais empresas adotando essa linha, o que não é necessariamente ruim.

Os próximos aparelhos da Samsung deverão ter um maior ciclo de vida, mesmo nas linhas de produtos de baixo custo, o que fortalecerá as marcas e trará maior valor à fabricante no mercado. Também poderá resultar em maiores esforços em inovação nas linhas existentes, para buscar diferenciais em relação à concorrencia.

Por Daniel Cavalcante

Foto: trustedreviews.com



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *