Titanium Backup, app completo para backups no Android



  

Para fazer seus backups em dispositivos mobile que rodam o sistema Android, seja ao formatar ou trocar a ROM do seu aparelho, existem diversos aplicativos que realizam bem a tarefa. Mas alguns deles oferecem recursos a mais, como o Titanium Backup.

Ele vai bem além do simples backup de arquivos, oferecendo diversas funcionalidades que facilitarão o trabalho após a reinstalação do sistema ou da ROM.

Por ser um sistema aberto e livre, o Android oferece diversas possibilidades de gerenciamento, principalmente para os que têm permissão de super usuário (root). O Titanium Backup é um dos aplicativos que aproveitam esse recurso.

Ele armazena informações pessoais, que incluem, além dos arquivos, SMS, aplicativos e configurações do smartphone. Apps com restrições para cópias de segurança também terão seus backups garantidos.

Reunindo todas essas informações, ele envia para o cartão de memória. A versão paga do app também permite salvar os dados na sua conta do DropBox.

Além disso, a recente atualização trouxe a possibilidade de criar um backup com todas as informações de pareamentos entre seu Android e outros dispositivos. Quando você completar a troca da ROM, ou a reinstalação do sistema, todos os dispositivos anteriormente pareados estarão aumotaticamente conectados.





Entre outras opções estão os agendamentos. O Titanium Backup pode realizar cópias de qualquer tipo de informação que você desejar, no período que escolher. Por exemplo, você pode agendar para que ele guarde suas fotos durante a madrugada todos os dias, os SMS no horário da janta a cada semana, e assim por diante.

O aplicativo também oferece opções avançadas, como a remoção da lista de cópias de bloatwares – aqueles apps inúteis que as operadoras nos empurram e não conseguimos desinstalar.

As recentes novidades, atualizações de tradução e correções de alguns bugs estão disponíveis para aparelhos que rodam o Android na sua versão 4.2 ou superior, incluindo, claro, o 5.0 Lollipop.

Por Daniel Cavalcante

Foto: divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *