Samsung Z1 é o primeiro smartphone com o sistema operacional Tizen



  

A Samsung não quer ficar para trás no mercado de smartphones e entra para o time das empresas que possuem sistema operacional próprio com o lançamento do Z1, o primeiro aparelho equipado com o Tizen, o sistema operacional da Samsung.

Trata-se de um smartphone modesto, porém isso nem é o foco do lançamento. Até então, os smartphones da marca contavam majoritariamente com o Android do Google como S.O., raras algumas exceções que rodavam Windows Phone.

O Z1 foi lançado primeiramente na Índia, com um valor que equivale a aproximadamente R$ 240, ou seja, trata-se de um smartphone de entrada e com o preço bem atrativo.

Dentre suas configurações, ele possui tela de 4 polegadas (o mesmo tamanho do iPhone 4S, como comparação), com resolução WVGA de 800 x 480 pixels. O processador possui dois núcleos rodando a 1,2 GHz, com 768 MB de memória RAM e 4 GB de memória de armazenamento de massa (expansível até 64 GB através de cartão MicroSD).

A câmera principal do aparelho possui 3,1 MP, enquanto que a frontal tem resolução VGA. Dentre outras características, o Z1 é Dual SIM, possui Bluetooth 4.0 e rede 3G. Os usuários ainda poderão escolher entre as cores branca, preta ou vinho.

Como um atrativo para os usuários do Tizen, a empresa permitirá acesso ao Clube Samsung, que é um meio de entretenimento com músicas, vídeos e televisão.





A iniciativa do Tizen coloca a Samsung ao lado da Apple, que possui o sistema operacional iOS desde suas primeiras versões de iPhone, e da Microsoft, que fez o caminho oposto ao da Samsung, já que possuía apenas o sistema operacional no mercado e atualmente fabrica a linha de smartphones Lumia adquirida da Nokia.

É claro que existem vantagens e desvantagens no lançamento do Tizen, pois o Android é um sistema já consolidado no mercado e a Samsung pode se arriscar por começar do zero. Fato que comprova isso é a pequena disponibilidade de apps para o Windows Phone, por exemplo, que não é tão recente, mas não abrange uma porcentagem tão significativa de usuários de smartphones como o iOS e o Android abrangem.

Por Rannier Ferreira Mendes

Samsung Z1

Samsung Z1

Fotos: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *