Sikur GranitePhone – Lançamento do smartphone criptografado



  

A empresa brasileira Sikur, conhecida no ramo de segurança, anunciou no início da semana seu primeiro smartphone criptografado. O modelo, chamado de GranitePhone, será lançado oficialmente na Mobile World Congress, que terá início no dia 2 de março deste ano, na cidade de Barcelona, Espanha.

Mesmo com seu anúncio oficial já programado, as vendas dos aparelhos começarão apenas no ano de 2016.

A Sikur, que pertence ao grupo Ciberbras, já disponibilizava serviços de criptografia para celulares de outras marcas desde 2014, porém este será o primeiro aparelho exclusivamente produzido pela empresa. Vale lembrar que a tecnologia presente no produto é totalmente brasileira.

Serão apresentados dois modelos do GranitePhone, o GT1 e o GT2, ambos rodando o sistema operacional Android do Google.

O modelo GT1 é um aparelho que operará o tempo todo em modo criptografado, seja em ligações, mensagens, acesso à internet ou uso de documentos, e é destinado a altos cargos de governos ou órgão de inteligência e defesa. Nele, não será possível nem instalar aplicativos que não forem autorizados pela Sikur, para não comprometer o sistema de segurança utilizado.

Já o modelo GT2 operará ou não em modo criptografado dependendo da vontade do usuário. Essa versão é destinada a usuários de ambientes corporativos, que poderão usar o aparelho em modo criptografado, com apenas apps selecionados, ou então no modo livre, como um outro smartphone qualquer.





Vale lembrar que a criptografia só é assegurada ao usuário se ele realizar contato com outro usuário que também estiver utilizando um celular da empresa com tecnologia ativa. O algoritmo de criptografia usado no GranitePhone é o RSA de 2.048 bits, que é atualmente um dos mais seguros existentes.

Mesmo sendo brasileira a empresa, assim como sua tecnologia, o aparelho estará primeiramente disponível na Europa e Ásia, por questão de contrato com operadoras.

No Brasil, a empresa afirma estar em negociação com duas operadoras para oferecer os serviços no país. Além da Europa e Ásia, a Sikur também tem escritório no México, Colômbia e Chile, onde também será lançado posteriormente o smartphone com criptografia.

Por Rannier Ferreira Mendes

Sikur GranitePhone

Sikur GranitePhone

Fotos: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *