Recurso do Android bloqueará a tela com smartphone no bolso



  

Nova ferramenta fará com que a tela do smartphone seja bloqueada automaticamente quando o aparelho estiver no bolso do usuário

O sistema Android Lollipop 5.0.1 lançará um recurso que permitirá o bloqueio da tela do smartphone automaticamente enquanto este estiver no bolso do usuário. E, ao pegar o aparelho na mão a tela se desbloqueará e será ativada.

O recurso se chamará on-body detection e deve estar disponível em breve. No entanto, tamanha comodidade também poderá trazer alguns riscos, principalmente no que se refere à segurança do usuário.

De acordo com informações, o novo recurso funcionará na base da detecção de movimento, que é realizada pelo sensor de acelerômetro do aparelho para reconhecer se o dono está por perto.  Caso o usuário não estiver, o sensor bloqueará o celular automaticamente e, para desbloqueá-lo, o consumidor precisará digitar uma senha. Vale ressaltar que este mesmo mecanismo é utilizado pelo Google em aplicativos voltados ao exercício físico, como o Google Fit, que tem a finalidade de identificar os passos do usuário durante o dia.

O on-body detection será rodado no sistema Android 5.0.1 Lollipop e, pretende garantir a segurança do usuário, já que, caso este não esteja com o celular por perto, ele bloqueará para garantir a segurança dos dados disponíveis no aparelho.

No entanto, para Lucas Agrela, do site Info, o novo recurso poderá acarretar alguns problemas, como por exemplo, o fato de não haver senhas para bloquear as informações pessoais que ficam armazenadas no smartphone, ou mesmo, proibir o acesso aos aplicativos de redes sociais instalados neste, como Facebook, Instagram e Linkedin. Além disso, o simples fato de desbloquear o celular com um simples movimento, pode-se tornar um verdadeiro filme de terror. Ou seja, caso ocorra um roubo, o smartphone não ativará nada que bloqueie a tela e que possa impedir outras pessoas de verem o que está no aparelho.





Entretanto, o on-body protection ainda não foi divulgado, oficialmente, pelo Google. O que poderá acontecer é o sensor ser liberado, em versão de teste, para alguns usuários.

Caso você tenha se interessado, resta aguardar para que o recurso seja, realmente, confirmado pelo Google e, então, que ele esteja disponível nas configurações do seu smartphone.

Por Andréa Corneli Ortis

Smartphone no bolso

Foto: Divulgação



2 comentários em “Recurso do Android bloqueará a tela com smartphone no bolso

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *