Nova bateria que pode ser recarregada em 1 minuto foi criada



  

Pesquisadores criaram nova bateria de alumínio que pode ser recarregada de maneira rápida e eficiente

Uma descoberta foi divulgada na Universidade de Stanford esta semana e promete revolucionar o mundo da tecnologia, especialmente dos smartphones e notebooks. Cientistas desta Universidade, localizada na cidade de Stanford, Califórnia, desenvolveram um tipo de bateria para celulares diferente: ela é feita de alumínio e, por incrível que pareça, recarrega totalmente em menos de um minuto.

O mecanismo da descoberta é simples: ao invés dos comuns íons de lítio, agora, são utilizados íons de alumínio, que têm o mesmo potencial dos primeiros. Assim, além de carregar de maneira rápida e eficiente, a nova bateria é flexível, durável e, também, segura. Ou seja, isso significa que as chances dessa bateria explodir ou pegar fogo são menores.

De acordo com o professor de Química da Universidade de Stanford e responsável pela pesquisa, Hongjie Dai, essa bateria desenvolvida é realmente dos sonhos. Isso significa que ela é composta por eletrodos de baixo custo, é segura, carrega numa velocidade inimaginável, possui um ciclo de vida longo e, é flexível. Em termos mais práticos, a bateria desenvolvida pela universidade americana pode aguentar mais de 7.500 ciclos, sem perder a capacidade. Já as baterias comuns, as de lítio, usadas nos smartphones, suportam, no máximo, 1.000 ciclos.

Em relação às baterias utilizadas hoje, a de alumínio oferece uma tensão menos elevada  do que as de lítio, que chegam a produzir de 3,7 V a 4,2 V. Se comparadas a outras baterias feitas também de alumínio, a desenvolvida produz tensão maior.  





No entanto, esta bateria ainda não está pronta para chegar ao mercado, pois ela ainda precisa de algumas melhorias. Para a equipe da Universidade Stanford, que é chefiada por Dai, conseguir produzir essa nova bateria de alumínio em massa é uma meta a ser atingida, afinal, facilitaria a vida de muita gente, principalmente dos aficionados por tecnologia, afinal, ninguém gosta de ficar desconectado do mundo.  

Por Andréa Corneli Ortis

Bateria de alumínio

Foto: Divulgação



1 comentário em “Nova bateria que pode ser recarregada em 1 minuto foi criada

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *