Nova maneira de recarregar a bateria de smartphones



  

Smartphones poderão ter suas baterias recarregadas por meio de um transmissor que envia a energia por meio de ondas de radiofrequência e um receptor no aparelho é responsável por captar esses sinais e convertê-los para o uso da bateria.

Se você tem aversão aqueles fios que estão sempre embolando ou que se perdem dentro da bolsa, não gosta de carregar o carregador de seu celular, ou fica frustrado quando precisa carregá-lo e descobre que esqueceu o carregador em casa, você pode adorar a nova tecnologia que está por vir.

A empresa Energous Corporation pretende acabar com a necessidade de carregadores, e também com a preocupação que nos aflige quando a bateria está acabando. A nova tecnologia funciona do seguinte modo: um transmissor envia a energia por meio de ondas de radiofrequência (bem parecido com a tecnologia de Wi-Fi) e um receptor no aparelho é responsável por captar esses “sinais de energia” e convertê-los para o uso da bateria.

O controle do sistema ficará por conta de um software que poderá ser customizado e rodará em segundo plano nos celulares.

Para que a implementação da tecnologia seja viável, os futuros aparelhos de celulares e computadores devem vir equipados com o aparelho, e para que isso ocorra, a empresa já está em contato com as principais fabricantes destes aparelhos.  A intenção é que não seja preciso algum tipo de adaptador ou outro aparelho.





A empresa afirma que a tecnologia já está praticamente pronta. Sua finalização para uso comercial deve ser dar em torno de 2016 ou 2017, quando os primeiros aparelhos que não precisarão de carregador chegarão às prateleiras dos consumidores.

É uma nova era para os usuários de smartphones que estão sempre conectados. Chegará ao fim a falta de contato pelo fim da bateria dos aparelhos, ou o desespero causado pela aproximação de seu fim. Agora o uso de smartphones não terá limites. Basta estar perto de um transmissor de energia para que sua bateria seja carregada automaticamente. O que nos faz pensar: será que o uso indiscriminado desses aparelhos trará algum problema para as gerações futuras? Essa conectividade constante será um problema daqui a alguns anos? 

Por Patrícia Generoso

Baterias de smartphones

Foto: Divulgação



2 comentários em “Nova maneira de recarregar a bateria de smartphones

  • Nossos corpos já a muito tempo são bombardeados constantemente pelas frequências de rádio, TV, celulares, e agora pelo Wi-fi. Este aparelho será mais um que irá nos bombardear com essa energia “invisível”, que pode causar muitos males à saúde. É o preço a pagar pelo excesso do uso da tecnologia.

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *