Smartphones poderão se comunicar mesmo sem acesso à internet



  

Nova tecnologia Aware permitirá que smartphones se comuniquem sem acesso à internet.

Comunicação entre celulares mesmo sem internet? Essa tecnologia já existe. A Wi-Fi Aliance é uma organização sem fins lucrativos, que engloba empresas como Microsoft, Apple, Intel dentre outras potências modernas da tecnologia.

A Wi-Fi Aliance lançou recentemente uma plataforma com um novo padrão de tecnologia denominado Aware que permite que dois dispositivos, desde que geograficamente próximos, comuniquem-se e troquem informações entre si, mesmo sem a presença de um sinal de internet.  A tecnologia é parecida com o Bluetooth e o NFC, mas com um funcionamento otimizado.

O usuário pode estabelecer previamente as informações disponíveis de acordo com o seu perfil. A nova tecnologia levou cerca de três meses de pesquisa para ser lançada no mercado. O dispositivo que estiver utilizando a tecnologia Aware terá consciência de tudo o que acontece nas proximidades, mas só irá se conectar a fontes de informação realmente relevantes.

As funcionalidades do novo tipo de Wi-Fi permitirão dentre outras funcionalidades, que usuários próximos possam compartilhar seus arquivos, ter acesso a novos serviços ou até mesmo disputar partidas de jogos em modo multiplayer.

A tecnologia promete inovar a forma de conexão entre os dispositivos móveis. O Aware funcionará através da pesquisa do perfil do usuário na internet. O Wi-Fi estudará os acessos à rede mais frequentes para personalizar os serviços pessoais do usuário. Se o usuário interage muito com uma loja de vendas, por exemplo, o dispositivo o avisará assim que estiver perto de uma loja física. Além dessa funcionalidade, o novo tipo de Wi-Fi oferece inúmeras outras aplicações, que dependerão da criação e configuração dos aplicativos pelo usuário.





Todas essas funcionalidades são incríveis, mas deve existir um dispositivo de segurança que bloqueie o acesso de pessoas indesejadas, ou que peça a permissão para acessar o outro aplicativo, assim como nas funcionalidades com o Bluetooth. A empresa não divulgou detalhes sobre os padrões de segurança da nova rede.

A expectativa do mercado de tecnologia é que até o final deste ano as empresas de redes sociais já lancem aplicativos que funcionem com a tecnologia Aware. É o futuro chegando aos nossos smartphones.

Por Patrícia Generoso

Wi-Fi sem internet

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *