Apple lançou um recurso que otimiza o uso da memória



  

Recurso chamado ?app slicing? permite que somente partes de aplicativos sejam baixadas, gerando assim uma economia considerável de memória para o aparelho. Memória esta que poderá ser melhor utilizada para as reais necessidades do usuário.

Com tantas funcionalidades  e aplicativos disponíveis, é natural que a memória do aparelho celular fique sobrecarregada com o tempo.  Para isso, a Apple finalmente liberou o recurso “ app slicing”, que estará disponível para a atualização do iOS 9.0.2 que foi recentemente lançada pela Apple.

A inovação permite que somente partes de aplicativos sejam baixadas, gerando assim uma economia considerável de memória para o aparelho. A ideia é que sejam baixadas para os dispositivos, apenas o código específico para que o aplicativo consiga rodar em determinado aparelho. Um exemplo de arquivos baixados desnecessariamente são as adaptações para telas de 3,5; 4; 4,7; 5,5; 7,9 e 9,7 polegadas, tamanhos disponíveis de iPhones e iPads no mercado, além de também oferecerem versões para 32 e 64 bits. Ao baixar um aplicativo, o usuário acaba levando todas essas informações desnecessárias para seu aparelho, gastando memória que poderá ser melhor aproveitada para outros fins. A ideia do app slicing é fundamental para o ideal do App Thinning.

Com o uso do app slicing, o usuário baixaria apenas a versão indicada para o seu aparelho, economizando espaço e ganhando maior liberdade para o uso de sua memória.

O aplicativo deveria ter sido lançado juntamente com o iOS 9, mas a Apple teve que adiar seu lançamento, pois houve um bug no iCloud.





O App Thinning é um conceito maior que o slicing. Este se encaixa dentro de seus ideais, juntamente com outras ferramentas, como o uso de recursos sob demanda, ou seja, os recursos somente são baixados quando necessários.

A novação do app slicing pode ser a revolução que os usuários de smartphones tanto esperam para que a eterna escolha por qual app baixar acabe. Atualmente, mesmo memórias internas maiores, como as de 8GB ou 16GB não são suficientes para suportar todas as funcionalidades que os usuários desejam.  O lançamento do app slicing promete terminar com esse dilema.

Por Rodrigo Silva

iOS 9

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *