Internet 4G no Brasil é mais rápida que em países desenvolvidos



  

Países desenvolvidos, como Japão e Estados Unidos, perdem para o Brasil quando o assunto é velocidade da internet 4G.

A notícia pode soar estranha para alguns internautas, mas, segundo um relatório divulgado recentemente pela  OpenSignal, especializada em coberturas Wireless, diz que a velocidade da Internet 4G no Brasil, é maior do que em países desenvolvidos como Japão e Estados Unidos.

O relatório é extremamente bem detalhado, indo desde a velocidade de download, na qual o Brasil se destacou, até velocidade e cobertura por cada operadora disponível.

Segundo a empresa, o Brasil possui uma velocidade média de download no 4G, de 12 Mbps, ficando a frente tanto do Japão quanto dos Estados Unidos, países extremamente mais desenvolvidos, infelizmente e inclusive em tecnologia, que o nosso.

Tal fato, se daria pelo motivo de vários países mais desenvolvidos, terem criado suas primeiras e a grande parte, de sua rede LTE, já há muito tempo, o que faz com que a tecnologia utilizada nessas redes seja mais antiga e consequentemente lenta, do que a do Brasil, por exemplo, que possui redes LTE mais recentes e com tecnologias mais avançadas, o que garante maior estabilidade mesmo com um maior número de usuários utilizando a rede, o que acaba sendo um problemas em diversos países mais bem desenvolvidos.

Por outro lado, se a velocidade de download do 4G no Brasil, acabou surpreendendo muita gente, a cobertura das redes 4G, decepciona, ficando muito atrás de outros países, nesse caso, também do Japão e dos Estados Unidos, que possuem cobertura superior ao Brasil.





Apenas cerca de 53% do Brasil, em média, possui cobertura do sinal 4G, números bem inferiores se comparados com esses dois países. O Japão possui 90% de cobertura nacional, e os Estados Unidos, 81%. Nesse caso, o fato do Brasil possuir um território extenso, pode até ser usado como desculpa, mas é fato que, mesmo com o país sendo continental, ainda há um atraso enorme quanto a cobertura nacional.

Quanto aos números referentes às operadoras, o padrão é o mesmo, cobertura e velocidade de download. No primeiro caso, quem leva a melhor é a Nextel, que tem 56% de cobertura média do território nacional. Já quando o assunto é velocidade, quem leva a melhor é a Vivo, com 15 Mbps, seguida pela Oi com 13 Mbps. A Nextel, líder em cobertura nacional, conseguiu apenas 3 Mbps de velocidade média, perdendo feio quando comparamos o ''pacote'', já que a Vivo, por exemplo, líder em velocidade, possui 54% de cobertura nacional.

No ranking geral, os líderes são Cingapura e Coreia do Sul. Cingapura conta com 37 Mbps de velocidade média, estando bem a frente da Coreia do Sul, com 27 Mbps, enquanto perde em cobertura, tendo 83% do país com cobertura 4G, enquanto a Coreia do Sul possui 97% do território com cobertura 4G.

Por Isis Genari

Internet



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *