Novo Wi-Fi pode economizar bateria de dispositivos móveis



  

Wi-Fi passivo tem como novidade economizar energia que a rede gera nos dispositivos móveis.

Atualmente, mesmo as conexões de rede Wi-Fi, são motivo de reclamação por parte dos usuários, já que muitas vezes a conexão acaba por ficar extremamente lenta quando vários usuários estão conectados a mesma rede ou mesmo o sinal é muito fraco em uso dos hubs, nos cômodos de sua casa. Porém, é evidente que com o passar dos tempos, os sistemas acabam por evoluir, e agora, aqueles usuários que costumam utilizar as redes Wi-Fi para acessar a Internet em seu smartphone, podem acabam de receber uma excelente notícia.

A Universidade de Washington desenvolveu por meio de seus pesquisadores uma espécie de ''Wi-Fi'' passivo, que tem como grande trunfo a economia de energia que a rede gera nos dispositivos móveis. Esse tipo rede utiliza menos energia dos smartphones, que buscam essas redes para poder se conectar, do que as redes que utilizamos atualmente, podendo, inclusive, tornar-se uma conexão mais rápida do que a comum que todos nós usamos em nossas casas, o que pode ser tratado como uma notícia excelente.

As informações são da própria Universidade, que garantiu que a nova rede Wi-Fi gasta cerca de 10 mil vezes menos com energia, do que o modelo atual de rede, algo simplesmente impressionante e que deve garantir um pouco mais de autonomia aos smartphones, que sofrem atualmente com a pouca capacidade e duração de sua bateria.





Além disso, a rede Wi-Fi desenvolvida pela Universidade de Washington, é capaz de ter uma velocidade em transferência de arquivos de 11 megabits por segundo, mais eficiente e potente também do que as redes atuais. O dispositivo ainda promete garantir aos usuários uma melhoria no sinal, já que segundo a Universidade, é possível que o sinal seja praticamente perfeito em uma distância de até 3,3 metros. Outra boa notícia é que o padrão utilizado pela rede desenvolvida pela Universidade, é basicamente o mesmo dos atuais, o que certamente ajudará a tecnologia a se espalhar rapidamente assim que empresas demonstrem interesse em comprar a ideia.

O que acontece, é que o chamado ''Wi-Fi'' passivo, quase não usa energia, com seu sinal com ondas analógicas, indo diretamente para o switch digital, fazendo com que o sinal seja mais eficiente, garantindo maior velocidade ao usuário, além de reduzir, como visto, consideravelmente o consumo de bateria dos smartphones por motivos relacionados às redes Wi-Fi.

Por Isis Genari

Wi-Fi



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *