Microsoft compra Xamarin para ampliar quantidade de apps para Windows Phone



  

Objetivo da empresa é melhorar a qualidade dos aplicativos para Windows Phone e facilitar a vida dos desenvolvedores que querem criar versões de seus aplicativos para o sistema da Microsoft.

Não é segredo para ninguém que a Microsoft sofre com o desleixo dos desenvolvedores com o Windows Phone, que acaba por não receber boa parte dos aplicativos, além de que, quando recebe, acaba por receber uma versão que não é completamente adaptada ao seu sistema. Para tentar dar fim a isso, a empresa anunciou que comprou a Xamarin, empresa que trabalha com o compartilhamento e criação de apps compatíveis diretamente com iOS, Android e Windows Phone.

Ao adquirir a empresa que está presente em mais de 120 países com 15.000 desenvolvedores, a empresa certamente dá um enorme passo rumo a finalmente ver as empresas se empenhando para trazer os apps para o Windows Phone. O Xamarin trabalhava compartilhando códigos que fossem iguais ou comuns a ambos os sistemas operacionais, facilitando a vida dos desenvolvedores que desejam lançar seus aplicativos para os 3 sistemas, entregando um produto completamente nativo e não simplesmente remendado ou mal feito.

A Microsoft já possuía para esses desenvolvedores o Visual Studio, que agora não se sabe se funcionará de maneira integrada com o Xamarin, mas é fato que com as duas ferramentas, deveremos ver cada vez mais apps vindo para o Windows Phone, ao menos é essa a expectativa por parte dos usuários hoje.





Além do serviço para poder trazer os aplicativos de forma nativa aos sistemas, a empresa ainda conta com outra ferramenta que pode ser extremamente útil, o Xamarin Test Cloud, que pode melhorar a qualidade de aplicativos já disponíveis, por meio da nuvem.

O que facilita a vida dos desenvolvedores em todo esse processo é o fato do Xamarin utilizar o .NET e a linguagem #C para criar APIs completamente nativas para os sistemas operacionais mobiles, seja ele o iOS, o Android ou o Windows Phone.

Os usuários da empresa particularmente estão esperançosos para contar com mais aplicativos disponibilizados para seu sistema, embora isso não seja certo, é realmente um fato que a tendência é que ocorra, já que com uma grande empresa no comando, os investimentos serão ainda maiores, garantindo que o antigo Xamarin possa oferecer qualidade e facilitar ainda mais os desenvolvedores.

Por Isis Genari



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *