Principais Tecnologias e Termos Utilizados nos Smartphones e Celulares



  

Conheça aqui o significado das principais tecnologias e termos utilizados nos smartphones e celulares.

Há vários modelos de smartphone no varejo e quem está pensando em adquirir um novo modelo deve ter conhecimento sobre o que cada dispositivo tem a oferecer. Confira aqui as principais tecnologias utilizadas nos modelos atuais.

Resolução 4K: Alguns dispositivos contam com câmera traseira capaz de capturar imagens em 4K, que se refere a uma resolução quatro vezes superior a padrão 1080p. Ou seja, a imagem obtida pela resolução 4K possui cerca de 8 milhões de pixels, enquanto a resolução padrão conta com aproximadamente 2 milhões de pixels. É preciso ter em mente que uma imagem ou vídeo em resolução 4K necessita de maior armazenamento interno e possui maior consumo de bateria, se comparado a resolução 1080p.

Display Always On: Alguns modelos de smartphone – como o Samsung Galaxy S7 – permitem ao usuário visualizar data e hora, notificações e e-mails, sem que haja necessidade de destravar o display do smartphone. A maior vantagem é que o consumo de bateria nesse caso é praticamente imperceptível.

Gorila Glass: A tela com tecnologia Gorila Glass é resistente a danos e impactos eventuais, podendo ser considerada indispensável. Atualmente a tecnologia se encontra em sua quarta versão.

mAh: Esse termo é utilizado ao descrever a capacidade de bateria do seu dispositivo, quanto maior o miliampère mais tempo de autonomia o aparelho terá entre as cargas. No entanto, outros fatores podem interferir no desempenho da bateria, como poder de processamento, aplicativos e softwares em segundo plano, brilho de tela, entre outros.





Android, Windows Phone e IOS: Nada mais são do que os sistemas operacionais de seu aparelho. O Android é o mais popular dentre eles, podendo ser encontrado na grande maioria dos dispositivos. Atualmente, o Android está em sua sexta versão, o Android Marshmallow. Já o sistema Windows Phone é o mais recente entre eles e está presente em modelos da linha Lumia da Microsoft. Enquanto o sistema IOS é utilizado apenas nos dispositivos da Apple, como o topo de linha, iPhone 6.

SIM: O cartão SIM registra o seu número de contato e é necessário para efetuar chamadas e acessar a internet por meio de dados móveis. Os aparelhos mais recentes utilizam cartões MicroSim e NanoSim.

AMOLED e Super AMOLED: Telas em AMOLED contam com quatro camadas de vidro que são iluminadas de maneira individual, proporcionando maior nitidez de imagem e alto contraste, semelhante aos televisores de LED. Enquanto a tela com tecnologia Super AMOLED é mais leve, menos reflexiva e possui grande nitidez.

Por Wendel George Peripato



1 comentário em “Principais Tecnologias e Termos Utilizados nos Smartphones e Celulares

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *