Gboard permite fazer buscas no Google pelo WhatsApp



  

Aplicativo permite fazer uma pesquisa no Google sem precisar sair no WhatsApp, mas somente funciona no iPhone.

Seria uma boa ideia você não ter que sair do WhatsApp para fazer alguma pesquisa no Google e mandar na mensagem. Pois bem, o Google andou pensando um pouco a respeito e resolveu ajudar um os usuários do app, ao menos em parte, criando o Gboard. Bom, aqui o que temos é um aplicativo gratuito desenvolvido para adicionar juntamente ao teclado do smartphone uma opção de busca. Sendo assim, qualquer pesquisa que for feita no buscador da companhia poderá ser feita na mesma tela usada para o bate-papo no aplicativo sem que o usuário tenha que abrir separadamente o navegador.

Inicialmente dissemos que a solução é “em parte”. Isso pelo simples fato de que o novo recurso que vai ajudar a vida dos usuários só estará sendo disponibilizado para o iPhone. Isso nos faz pensar por que a empresa resolveu investir em uma solução para o sistema operacional concorrente e não para o seu próprio, o Android. Bom, sobre isso o Google disse que quer que a solução já seja algo nativo do seu sistema e não um aplicativo que tenha que ser instalado pelo usuário. Já quando é que planeja anunciar ou se está trabalhando nisso no momento ainda não há informações.

Mas voltando ao Gboard dá para fazer pesquisas bem como envios de imagens, emojis, vídeos, notícias, horários de voos e endereços. Os resultados das buscas aparecem para os usuários como cards apresentando em destaque as principais informações. Com apenas um toque o usuário poderá enviar esses cards para o amigo sem parar a conversa para isso.

E tem mais, o recurso funciona em qualquer app de mensagem o que inclui o Messenger e até e-mail. Além disso, a empresa ainda deu um jeito de tornar possível seu uso em qualquer parte do aparelho. Ou seja, tanto faz se o usuário está dando uma checada nos lembretes, usando o bloco de notas ou a agenda ele estará disponível.





O Gboard ainda leva para o iOS um recurso antigo do Android: a chamada digitação por deslizamento. Ela possibilita que os usuários digitem o que desejam apenas apontando as letras no lugar de clicar em cada uma delas.

Para ativar o Gboard é bem simples: Depois de baixar o app será exibido para o usuário o passo a passo para que o recurso seja ativado. No final das explicações o usuário será redirecionado automaticamente para o menu de “Ajustes” de seu aparelho. Lá é só ir em Geral – Teclado – Teclados. Feito isso ele será incluído entre as opções, depois é só ativar para usar.

Por Denisson Soares

Gboard



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *