A Apple tentou inovar e lançou novos emojis com temas variados, buscando justamente mostrar que há uma grande variedade de "visuais" para os usuários escolherem, mas a empresa acabou sendo acusada de racismo.

Os novos emojis estão sendo adicionados ao iPhone, ao iPad e também ao Mac para representarem pessoas das mais variadas etnias, por exemplo, negros, asiáticos, entre outros. Essa era para ser uma atitude louvável, mas o problema é que tem muita gente enxergando tal atitude como um ato de racismo.

Os asiáticos são os que mais estão fazendo críticas à novidade da Apple, mas pessoas do mundo inteiro já começam a se mobilizar contra os novos emojis da empresa que traz seis novas opções para tons de pele. 

Por exemplo, a tonalidade amarelada é indicada para representar os orientais, mas muitos usuários estão achando que o tom é amarelo demais. Pelas redes sociais, encontramos pessoas reclamando que o tom amarelo ficou muito forte, indicando que isto está mais para racismo do que para uma diversidade racial.

Até os orientais estão reclamando, dizendo que não escolhem um determinado emoji por ser de um amarelo muito intenso.

A Apple garantiu que os ícones estão seguindo as recomendações do "Consórcio Unicode", respeitando os padrões das letras, números, símbolos e demais caracteres. Essa documentação do Unicode informa que as cores representam as pessoas de acordo com a tonalidade da pele e foi criada em 1975.

A cor amarela sempre foi utilizada para o smilley, que já é tão conhecido do público e que vem sendo utilizado há anos. Alegando que não há racismo, a Apple já pensa em mudar as cores, por causa da forte pressão que vem sofrendo.

Ao todo, são 300 novos emojis disponibilizados pela Apple, contendo também bandeiras e vários outros símbolos. Para ver as opções do tom de pele, basta manter o dedo sobre o emoji de seu interesse.

Quem tem um iPhone ou um iPad e ainda não encontrou estes novos emojis, basta ativar o recurso, abrindo o aplicativo e indo na opção "Geral", depois em "Teclados" e "Adicionar novo teclado", onde então poderá selecionar a opção de Emoji.

Por Russel

Foto: divulgação





CONTINUE NAVEGANDO: