Novo modelo poderá contar com a função Force Touch, que permite acessar diferentes ações com toques específicos na tela.

As produções para o novo modelo de iPhone já teriam começado, segundo o site Bloomberg. Segundo as fontes, o novo modelo de iPhone possui a função Force Touch, que identifica níveis diferentes de pressão na tela.

Com a utilização dessa nova tecnologia, seria possível, por exemplo, acessar diferentes ações, com toques diferenciados na tela do aparelho. Um toque mediano, pode levar o usuário a uma aba de aplicativos, por exemplo, e um toque um pouco mais forte poderia levar o usuário à tela inicial. Isso faria com que as telas de telefones ficassem mais leves visualmente. A funcionalidade também poderia ser uma funcionalidade a mais para  o usuário ter o controle de jogos por exemplo.

A nova tecnologia, no entanto, poderia acabar com a tendência de celulares cada vez mais finos, pois para que o Force Touch seja executado, mais componentes precisam ser utilizados.

Também no visual do novo aparelho, as fontes afirmaram que o novo modelo deverá ter um design exterior parecido com o último modelo, o iPhone 6. A fabricante manterá esse design para que a fabricação em massa seja facilitada.

Um detalhe, porém, pode ser eliminado do novo modelo de iPhone: o Botão Home, já que a nova tecnologia de Force Touch o deixaria praticamente obsoleto. Bastaria um toque diferenciado na própria tela do aparelho para voltar à tela inicial.

Embora o novo iPhone pretenda trazer um diferencial enorme ao mercado de smartphones, logo suas inovações se tornarão obsoletas, como vem acontecendo nos últimos anos e como aconteceu com sua última novidade: o sensor de impressão digital. A concorrência nesse mercado é enorme e a tecnologia dos aparelhos tem avançado em velocidade inacreditável, deixando, por exemplo, um aparelho lançado no ano passado já em um bom nível de obsolência.

A fabricante tem que pensar em uma estratégia de mercado muito forte, para suprir a demanda de inovações  tecnológicas que os clientes, cada dia mais exigentes, pedem. A tecnologia anunciada parece não ter a força de mercado necessária para vendas extraordinárias ou para derrubar a concorrência.

Por Patrícia Generoso

iPhone com Force Touch


Além do novo recurso, está previsto a disponibilidade de um iPhone rosa

A divulgação do novo MacBook da Apple foi muito atrativa para os consumidores. Um dos fatores principais é a implementação do Force Touch ao trackpad do aparelho, uma funcionalidade que era especulada para iniciar somente no Apple Watch.

A tecnologia possibilitou que a empresa deixasse de usar botões em seu trackpad, com a função do controle do mouse do aparelho, devido ele ter a possibilidade de responder conforme a pressão fornecida pelo usuário, tendo conhecimento desta forma caso será usado um clique padrão ou caso serão abertas novas alternativas, como seria realizado com o clique feito no botão direito.

Contudo, o recurso também poderá estar disponível nos próximos iPhones disponibilizados pela Apple. Esta funcionalidade irá possibilitar que o dispositivo tenha a sensação das pressões de várias intensidades sobre o visor e tenha reações conforme a força colocada na tela.

A previsão também informa à respeito da possibilidade dos smartphones terem a resposta háptica que é anunciada para os notebooks e relógios inteligentes da empresa.

Somado à implementação do Force Touch aos próximos iPhone, está sendo previsto a possibilidade de implementação de uma nova cor à linha de dispositivos da companhia. O cor-de-rosa poderá ser uma das opções fornecidas, somada às três comuns alternativas: Gold, Silver e o Space Gray, tendo uma nova alternativa de cor para o público feminino.

Com a divulgação dos novos MacBooks no esquema de cor idêntico do iPhone, há a oportunidade de que os notebooks também tenham o fator novo. Entretanto, ainda é muito cedo para iniciar a formação de perspectivas, sendo necessário esperar uma previsão para garantir esta possibilidade.

De acordo com postagem do The Wall Street Journal, os novos iPhones também possuirão esta atrativa funcionalidade em sua tela sensível ao toque, tendo a possibilidade de identificarem o contato realizado pelo usuário para fazerem algumas funcionalidades, que irá possibilitar um nível completamente novo na dinâmica de utilização do sistema.

Por Felipe Couto de Oliveira

Foto: divulgação





CONTINUE NAVEGANDO: