Qual o melhor para games? PSP ou iPhone 3G / 3GS? Google Nexus One?



Os processadores gráficos cada vez mais presentes em smartphones mais novos, como Google Nexus One, iPhone 3G/3GS e outros tem levado cada vez mais pessoas a considerarem esses celulares como plataformas para games. Isso apesar dos jogos ainda precisarem ser adaptados para telas pequenas, de pouco mais de 3 polegadas, e para telas touch screen.

Assim mesmo, videogames portáteis, com games adaptados para suas telinhas, já existem há muito tempo. E o Sony PSP ainda resiste, apesar de rumores de que, teoricamente, estaria sendo desbancado pelos smartphones mais modernos. Será?



Levando em conta o aspecto puramente técnico, estão chegando lá. Como frisou o HCW, o desempenho dos processadores gráficos de smartphones como o iPhone 3GS, embora considerável, ainda está aquém daquilo que o PSP pode oferecer. Os dados do site AnandTech revelam que o iPhone 3G é capaz de renderizar 1 milhão de triângulos por segundo e processar 100 Milhões de pixels por segundo. O 3GS é 7 vezes mais rápido nos triângulos (7 milhões/segundo) e 2,5 vezes mais rápido nos pixels (250 milhões/segundo). Ainda pouco perto dos 33 milhões de triângulos e 664 milhões de pixels que o PSP é capaz de gerar por segundo.

Apesar de mais lentos que o iPhone 3GS por não usar algumas otimizações, no entanto, smartphones como o Nexus One já são capazes de gerar 22 milhões de triângulos por segundo. Mesma capacidade do LG 9400 Maxx, que também vem com processador Qualcomm/Snapdragon GPU de 1GHz (modelo 8250 no Nexus One e 8650 no LG). Não dispomos de dados de desempenho do Nokia N97 (processador ARM 11 de 434 MHz, sem GPU dedicada) e outros aparelhos ainda.

Leia também:  Celulares inteligentes fazem aumentar a Competitividade


Conclusão

Os smartphones mais rápidos da atualidade já chegam perto do velho Sony PSP, mas ainda não rivalizam. No entanto, modelos mais atuais, que devem ser lançados nos próximos 1 ou 2 anos, certamente superarão o já velho portátil. A tecnologia até já existe, pois a Qualcomm já tem processadores capazes de renderizar 80 milhões de triângulos/segundo. Questão de tempo para estarem disponíveis.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *