Durante o I/O, a Google apresentou o Nexus Q, uma das grandes surpresas apresentadas pela companhia. O aparelho é uma central multimídia que possibilita reprodução de todo conteúdo que está no sistema de armazenamento em nuvem da Google. Além disso, com o uso da tecnologia NFC é possível transferir mídias para smartphones ou tablets Android.
O objetivo principal do dispositivo é que os usuários dos serviços da Google e de sua plataforma móvel consigam transportar conteúdos entre os aparelhos.
O Nexus Q funciona de maneira bem simples, através de conexão Wi-Fi o dispositivo faz streaming de vídeos, músicas e fotos entre televisores com entrada HDMI, tablets e smartphones, direto dos servidores de armazenamento na nuvem da Google. Segundo os desenvolvedores do dispositivo, ele é o primeiro reprodutor de mídia social de todo o mundo.
O Nexus Q vem com 16 GB de memória interna, memória RAM de 1 GB e conexões com Bluetooth, NFC e Wi-Fi. Essas são as mesmas especificações do Nexus 7, que também foi apresentado durante o evento, mas que conta com Android 4.1. Por não fazer uso de downloads, o dispositivo não possui risco de lotar o disco rígido, pois seu serviço é baseado em streaming.
O aparelho tem formato de uma pequena esfera preta e já começou a ser comercializado desde a última quarta-feira, 27 de junho, nos Estados Unidos, custando US$ 299, cerca de R$ 600.
Por Guilherme Marcon
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?