Logo após ter tomado conhecimento de um bug que permitia que os usuários adquirissem aplicativos do iOS sem nenhum custo, a Apple tratou de procurar uma solução para corrigir a falha. Porém, apesar de todos os esforços feitos pela companhia, ela ainda não conseguiu encontrar uma formar de bloquear os usuários, evitando que eles burlem as compras in-app.
Tudo isso começou quando Alexey Borodin, um hacker russo, criou um site intitulado in-AppStore, que facilita as compras de itens in-app sem a necessidade de o usuário pagar por ele, graças a uma falha que o próprio rapaz encontrou. A Apple ainda chegou a derrubar o servidor na qual a página estava hospedada, para tentar limitar o uso do bug por mais usuários, mas o hacker foi mais ágil e conseguiu distribuir o site em vários servidores pela Rússia, país famoso por dificultar o acesso de companhias estrangeiras aos seus “servers”.
A Apple deverá se empenhar bastante para conseguir tirar o bug do ar, não apenas para se livrar dos problemas, mas também porque a falha envolve diversos aplicativos de terceiros, que por conta disso deixam de lucrar com a comercialização de seus itens.
Natallie Harrison, representante da Apple, disse que a segurança do serviço da empresa é muito importante para eles e para seus desenvolvedores, e por esse motivo todos os relatos de atividades fraudulentas são levadas bastante a sério pela Apple.
Por Guilherme Marcon