Neste ano, além dos diversos lançamentos do setor tecnológico, outra coisa também se fez presente: a disputa de patentes entre as grandes da área. A última a entrar na briga foi RIM. A fabricante dos famosos BlackBerrys resolveu disputar com a Nokia a propriedade de WLAN ou rede sem fio de acesso local. Nessa disputa a RIM acabou saindo na pior.
A agência de notícias internacionais Reuters publicou uma matéria a respeito dessa disputa. De acordo com as informações divulgadas pela agência, a justiça sueca acabou decidindo em favor da Nokia. O resultado da decisão é que a partir de agora a RIM terá que pagar a Nokia os royalties devidos relativos às vendas de todos os smartphones da empresa que foram vendidos com essa tecnologia.
É claro que além de perder a disputa a RIM também corre o risco de sentir ainda mais forte o peso da decisão. Isso porque todos os aparelhos BlackBerry têm suporte à rede WLAN. E tem mais, isso acabou acontecendo no momento errado para a empresa: a RIM lançará o BB10, seu sistema operacional dentro de alguns poucos meses.
Segundo as informações divulgadas até o momento a decisão não cabe recurso. A Nokia, ao se pronunciar a respeito do ocorrido, citou que já que houve quebra de contrato por parte da RIM, e a mesma não está mais autorizada a vender e muito menos a fabricar produtos com rede WLAN sem pagar os devidos royaltes.
Por Denisson Soares
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?