Para tornar a plataforma mais segura para os usuários, o Google sempre atualiza suas políticas quanto aos aplicativos desenvolvidos para Android. Em uma decisão inédita, o gigante informou que irá mudar as diretrizes quanto a interferências dos aplicativos nos smartphones. A mudança é uma das mais significativas dos últimos tempos.
Na prática, as diretrizes proíbem que os aplicativos disponíveis na Play Store modifiquem quaisquer configurações dos aparelhos ou de outros aplicativos sem a permissão do usuário. Além disso, não será permitida a instalação “favoritos” ou ícones que acessem serviços de outras empresas.
Outra medida diz respeito às vendas feitas usando os aplicativos. De acordo com as novas regras, toda a compra feita por usuários deve passar pelo faturamento do sistema do Google. As regras já estão valendo para novos aplicativos e os que já existem, têm o prazo de 30 dias para serem modificados.
As medidas dão mais transparência e podem inibir a ação de malwares ou pelo menos ser mais fácil de identificá-los. Contudo, é válido ressaltar que a iniciativa do Google torna as coisas mais claras, principalmente contra ações que possam ser nocivas aos usuários do Android.
Por Robson Quirino de Moraes
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?