O governo brasileiro está estudando detalhadamente a chegada da frequência 4G no país e deve ser por isso que as vendas dos novos iPhones ainda não tiveram início por aqui.
De acordo com o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, no início desta semana, a faixa de 700 mega-hertz (MHz) para serviços de internet móvel de quarta geração poderá causar interferência no sinal de algumas emissoras de TV. De acordo com a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, a Abert, há certa preocupação com essa nova tecnologia.
Foto: Divulgação
Recentemente, durante audiência pública na Câmara dos Deputados, o presidente da Abert, Daniel Slaviero, disse haver pontos controversos em relação ao uso da faixa. Ele citou problemas como a interferência da internet no sinal da TV e os custos extras para adaptação do espectro. A faixa de 700 MHz é usada por emissoras privadas e públicas da TV aberta (canais 52 a 69).
Na semana passada, após uma cerimônia no Ministério das Comunicações, o ministro Paulo Bernardo declarou que acha pertinente discutir com as rádios difusoras e que haja um replanejamento definitivo de como vão ficar os canais com a implantação da TV digital. O importante é que ninguém fique sem lugar.
Ainda não foi divulgada uma data oficial para a chegada do 4G ao país.
Por Jaime Pargan
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Ver Comentários
Seguindo a onda os celulares 4G sairão a R$ 4.000,00 também!