A Lenovo é uma companhia com visão de futuro, sem dúvida. Após concordar em adquirir a Motorola, da Google, por uma bagatela de 2,91 bilhões de dólares a montadora chinesa adquiriu um conjunto de patentes relacionadas à telefonia pelo montante de 100 milhões de dólares.
Segundo informações do portal CNET, a Lenovo tem expandido seus esforços no mercado móvel e pretende estar entre as maiores em pouco tempo. As patentes adquiridas fazem parte de um conjunto que incluem a tecnologia 3G, LTE, bem como uma série de outras patentes relacionadas à tecnologia móvel.
Segundo o porta-voz da Lenovo, Jay Clemens, essas patentes se tornarão uma extensão do “portfólio intelectual” da companhia e serão bastante úteis no seu desenvolvimento nos setores de smartphones e informática em novos mercados.
Ainda segundo o portal, a compra de patentes por grandes companhias no setor tem se tornado cada vez mais comum para evitar processos jurídicos de concorrentes. Um dos maiores exemplos disso é a briga constante entre Apple e Samsung, já que as duas são gigantes no setor e possuem patentes registradas das mais diferentes tecnologias.
Desde a compra da Motorola em janeiro desse ano, a Lenovo tem feito investimentos pesados para expandir a sua participação no mercado de tecnologia. A compra dessas patentes deve ser o início de uma investida ainda maior nesse setor.
Antes da aquisição, o conjunto de patentes pertencia a uma empresa chamada Unwired Planet, que não tem nenhuma relação com produtos ou serviços de tecnologia móvel, apesar de se dizer a “inventora da internet móvel”.
As empresas desse tipo são conhecidas popularmente como “Trolls de patentes”, já que elas esperam outras companhias infringirem suas propriedades intelectuais para então obter lucro com o processo jurídico.
Caso uma grande empresa não queira enfrentar problemas jurídicos, ela deve adquirir as patentes para que possa utilizá-la em seus produtos. A Unwired Planet já processou outras grandes companhias como Google e Apple por utilizarem suas patentes sem permissão.
Por Ebenezer Carvalho
Foto: divulgação
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?