Apps do Firefox OS também podem rodar no Android

O novo Firefox para Android (versão 29, por sinal) já fez sua estréia com uma função que pode ser considerada uma promessa: fazer com seja possível rodar os aplicativos desenvolvidos para o Firefox OS como se os apps fossem de origem do sistema Android.

Caso isso tudo corra bem, os usuários poderão fazer o download e usar tranquilamente os apps que até então eram disponibilizados apenas para o Fire OS. As informações são do site Android Community.

De acordo com as informações divulgadas, o sistema usado para tornar tudo possível se chama Open Web Apps (OWA). O nome foi dado pela própria Mozilla para indicar aqueles web apps que foram desenvolvidos com o Firefox OS, mas que podem funcionar em outros sistemas operacionais.

Vale ressaltar que os aplicativos do Firefox OS não são lá um bicho de sete cabeças, uma vez que são criados com base em linguagens usadas e bem comuns na web, como é o caso do HTML5 e também do Javascript. E claro, também rodam através de seus navegadores. 

Um ponto que convém chamar a atenção é para uma simples vantagem: os tais open apps apresentam o ponto bom de não estarem condicionados a nenhum tio de navegador para funcionar, o que, de fato, inclui na lista o Firefox OS e o Android.

No caso do Android, os aplicativos desenvolvidos seguindo o sistema do OWA se comportam como se fossem nativos do próprio sistema. Isso quer dizer que aparecem como aplicativos comuns, o que inclui até um eventual ícone na tela inicial do aparelho.

Outro detalhe é de que esses apps podem ser desinstalados da mesma maneira, usando os mesmos recursos que são aplicados para os demais apps. Isso é válido tanto se for pelo gerenciador de aplicativos quanto pelas configurações.



De qualquer forma, a novidade divulgada é mais uma conquista para a Mozilla, que como se costuma dizer ainda continua enraizada na web e volta e meia tenta e as vezes consegue se reinventar por meio de algumas inovações direcionadas para o mercado móbile, que como todo mundo sabe anda crescendo sem pedir permissão para ninguém.

Vale ressaltar que essa questão de desenvolver um aplicativo que possa rodar em outras plataformas acaba se tornando também um fator interessante para os desenvolvedores.

Clique no link e fique por dentro de como irão funcionar os ditos Open Web Apps: www.youtube.com/watch?v=9QSyGKjj1F0

Por Denisson Soares

Foto: divulgação



Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *