A SanDisk, uma empresa famosa por produzir dispositivos móveis de armazenamento em massa, que engloba cartões de memórias e pen drives, apresentou na CES 2015 um dispositivo chamado Ultra Dual USB Drive 3.0.
Apesar do nome tão grande, trata-se de um dispositivo pequeno que funciona como um pen drive em computadores com Windows ou Mac, mas tem a opção de ligar-se diretamente a smartphones e tablets com Android através da entrada USB dos mesmos.
Isso é considerado uma revolução no mundo da informática, já que os usuários de smartphones salvavam seus dados, sejam fotos, vídeos ou músicas, na memória de armazenamento interna do celular e só podiam transmitir os dados para um computador se usassem um cabo USB entre o smartphone e o PC.
Com a possibilidade de ligar o dispositivo da SanDisk diretamente no smartphone, é possível realizar backup e até mesmo transferir dados para a unidade USB sem utilizar um cabo de dados e um computador para isso.
Para tal, basta conectar o dispositivo na entrada do carregador/cabo de dados do celular com Android e executar um aplicativo especialmente criado para esse gadget disponível na Play Store do Android.
Ao utilizar o aparelho em computadores, é necessário que o mesmo tenha uma porta USB 3.0 para ele funcionar corretamente na velocidade de 130 MB/s, que é a taxa nominal de transferência de arquivos desse tipo de porta.
Como ainda é um lançamento, sabe-se que o Ultra Dual USB Drive 3.0 será disponibilizado em três opções de tamanho: 16 GB, 32 GB e 64 GB, mas ainda não há detalhes se novas opções de memória surgirão.
Também ainda não existem informações se a SanDisk permanecerá apenas com o sistema operacional Android tendo compatibilidade, já que a maioria dos aparelhos com Windows da linha Lumia possuem o mesmo modelo de conector USB.
Será que o Bill Gates permitirá que os usuários de seus aparelhos móveis também usufruam dessa portabilidade?
O preço do dispositivo no mercado internacional está estimado em U$ 22,99 para a versão de 16 GB, chegando a U$ 64,99 quando escolhida a opção de 64 GB de armazenamento.
Por Rannier Ferreira Mendes
Foto: divulgação
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?