Nova bateria seria feita de célula de combustível óxido sólido, que poderá substituir as baterias atuais de lítio-íon, aumentando a durabilidade das mesmas.
É fato que um dos maiores problemas dos dispositivos atuais, é a autonomia da bateria dos smartphones, que mesmo com aparelhos cada vez mais avançados, ainda pecam muito, garantindo apenas algumas horas de uso ao usuário sem a necessidade de novo carregamento. Porém, agora uma equipe de pesquisadores da Universidade Pohang de Ciência e Tecnologia, prometem criar uma bateria capaz de durar uma semana.
A Universidade é da Coreia do Sul, e estão tentando substituir as baterias atuais de lítio-íon, que possui diversas limitações, o que resulta nos problemas de autonomia que vemos atualmente. Eles estão trabalhando em uma célula de combustível óxido sólido, que iria substituir as baterias atuais de lítio-íon, aumentando, e muito, a durabilidade das baterias.
As baterias, aliás, poderiam ser utilizadas tanto em smartphones como outros dispositivos, entre eles, até mesmo carros elétricos e drones. Os pesquisadores também garantem que a célula deverá ser a primeira a ser lançada que conta com o combustível inoxidável poroso além de eletrólito de fina película ainda contando com eletrodos, algo nunca visto anteriormente no mercado mundial.
O lado extremamente positivo da novidade, é que os pesquisadores da Universidade sul-coreana garantem que com essa nova tecnologia, será possível amenizar ainda mais possíveis problemas com superaquecimento, já que os combustíveis possuem baixa emissão de calor.
A nova bateria já passa por testes práticos em smartphones, onde se conseguiu manter um smartphone sem ser carregado novamente, por cerca de uma semana, algo simplesmente incrível para o padrão atual, onde os smartphones duram no máximo horas. Em drones, que também estão passando por testes, foi possível utilizá-los por cerca de 1h sem novo carregamento.
Os pesquisadores não divulgaram nenhum tipo de prazo para o lançamento da tecnologia, embora, como ela já está em estágio aparentemente avançado, já passando por testes, é possível que em breve, caso alguma empresa decida investir na tecnologia, já possamos ver baterias com duração de uma semana em nossos smartphones, algo extremamente útil e positivo.
A tecnologia não é a única a ser desenvolvida para aumentar a autonomia das bateria mobiles, visto que recentemente uma empresa disse estar sendo patrocinada por uma grande fabricante de smartphones para criar baterias com maior autonomia.
Por Paulo Henrique