Atualização do Android 9 em smartphones da Motorola




Motorola revelou a lista dos smartphones que irão receber a atualização do Android 9.0 Pie.

Foi só o Google anunciar sua mais nova versão do sistema operacional Android para pessoas do mundo inteiro se interessarem, só que em alguns aparelhos a atualização é bem mais demorada que em outros. A Motorola, que quase sempre sai na frente, já divulgou a lista de aparelhos que receberão o novo Android 9.0 Pie.

A Motorola não comunicou se há alguma restrição geográfica que impeça a atualização dos modelos divulgados, pois se houver, mesmo quem tem um smartphone que consta na relação, não conseguirá atualizar para a última versão do Android, em alguns países.


Para tristeza de muitos, a lista é bem menor do que se imaginava, apenas 8 modelos da empresa estão na relação, confira quais são eles:

  • Moto X4
  • Moto G6
  • Moto G6 Plus
  • Moto G6 Play
  • Moto Z2 Play
  • Moto Z2 Force
  • Moto Z3
  • Moto Z3 Play

O Android 9.0 Pie foi anunciado oficialmente no dia 6 deste mês, sendo que desde o mês de maio que estava em teste e agora finalmente está pronto para ser utilizado, mas nesta primeira fase, nem todos os smartphones poderão baixar o sistema operacional do Google. A interface passou por algumas melhorias e agora o sistema operacional conta com um maior suporte da inteligência artificial. Uma nova versão já está sendo preparada e é nela que estarão os recursos mais esperados, como o controle do tempo gasto em determinados aplicativos e também o controle do brilho na tela para que seja reduzido quando se aproximar o horário de dormir.

O novo SO tem um único botão, onde o usuário deve deslizar para cima, independente da tela, para conferir os aplicativos usados recentemente e assim poder abri-los em um só toque. O Android 9.0 Pie tem menos botões e mais gestos, só que isso não é obrigatório, já que muita gente não gosta.


O Android 9.0 Pie traz também pequenas mudanças, com algumas configurações mais rápidas. Ficou mais fácil capturar telas, controlar o volume está mais simples e o gerenciamento das notificações ficou bem melhor.

Bateria adaptativa

Essa é uma das novidades do Android 9.0 Pie, o novo sistema operacional do Google trará recursos de IA – Inteligência Artificial e neste caso, irá aprender constantemente, quais são os aplicativos mais utilizados pelo usuário, desta forma poderá reservar maior quantidade de energia para eles reduzindo o uso da bateria para outros APPs que praticamente não são utilizados.

Esse mesmo aprendizado da IA será utilizado no brilho da tela. O visor será regulado automaticamente, tendo mais ou menos brilho, de acordo com o local onde o aparelho está sendo utilizado.

Como os gestos é um dos fortes do Android Pie, eles servirão também para a navegação. Na base da tela ficarão apenas dois botões e os gestos no que fica ao centro serão capazes de comandar tudo, por exemplo: com um toque retorna à tela inicial, se pressionar de forma prolongada, aciona o Google Assistente, deslizar longo para cima exibe os aplicativos e deslizar curto para baixo, permite navegar entre os aplicativos abertos.

Nokia também promete atualização

Nokia é uma das empresas que já está planejando atualizar seus aparelhos para o novo sistema operacional do Google. Vários clientes da empresa questionaram no Twitter quando poderiam utilizar o Android 9.0 Pie em seus aparelhos e a empresa informou que pretende liberar a atualização em breve, mas sem confirmar uma data. Um dos primeiros modelos a receber a nova versão do SO é o Nokia 7 Plus, que faz parte do programa ‘Android One’ e conta com 2 anos de atualizações.

Mas a Nokia fez questão de lembrar que está empenhada por oferecer o Android sempre puro e principalmente, seguro, sendo assim, trabalhará muito, em conjunto com os testadores Beta, para que todos possam receber o Android Pie, de forma rápida e satisfatória.

Por Russel



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *