A série de celulares intermediários da Samsung, designada pela letra J, ganhou um novo representante em 2016: o Samsung J5 Prime. O aparelho apresentou importantes aperfeiçoamentos em relação ao seu antecessor. Apresentaremos, a seguir, suas características.
No Brasil, o Galaxy J5 Prime foi apresentado como o sucessor direto do Galaxy J5 Metal. Curiosamente, apesar do nome, o J5 Metal só apresentava superfície metálica em suas laterais. Sua traseira era em plástico, ainda que numa textura que lembrava metal. Com o J5 Prime a situação é diferente, pois as laterais e traseira formam uma única peça, em alumínio, com um acabamento bastante elegante. Esse acabamento dá ao aparelho, além da aparência sofisticada, melhor aderência. Ou seja, é mais fácil segurá-lo sem correr risco de ver o celular deslizar indesejadamente para o chão.
A tampa traseira do Galaxy J5 Prime, diferente da de seus antecessores, não é removível. Assim, há duas aberturas em sua lateral esquerda onde podem ser inseridos os dois cartões SIM (eles são do modelo nano SIM) e o microSD, que suporta cartões de até 256 GB. Os botões para o controle do som também se situam no lado esquerdo. No lado direito se encontram o botão de liga/desliga, além da saída externa de som.
Item fundamental para a maior parte dos consumidores, a câmera traseira do Galaxy J5 Prime apresenta sensor de 13 megapixels, com lente de abertura f/1,9 e foco automático. É uma configuração que garante boas fotos, sobretudo em ambientes com boa iluminação. Com pouca luz, o fotógrafo terá problemas para fazer bons registros.
A câmera frontal do aparelho possui sensor de 5 megapixels, com abertura f/2,2 e flash LED. Uma configuração que não chega a ser excelente, mas que também não comprometerá as selfies do proprietário do aparelho. Com pouca luz, novamente, as imagens ficam com qualidade mais baixa, mesmo com o auxílio do flash LED.
A tela do aparelho apresenta mudanças em relação ao J5 Metal, que tinha um display Super AMOLED de 5,2 polegadas. Por sua vez, o J5 Prime apresenta tela TFT LCD de 5 polegadas. A redução do tamanho é discreta e, diante das reclamações de que, com o crescimento dos aparelhos celulares está difícil levá-los no bolso, pode ser considerada um ponto positivo para muitos. A resolução da tela é de 1280 x 720 pixels, o que é compatível com os outros celulares da linha J.
O Samsung Galaxy J5 Prime sai de fábrica com o software Android 6.0 Marshmallow. É um sistema operacional estável, ainda que haja algumas versões mais avançadas do que ele.
O processador do aparelho é o quad-core Exynos 7570 e seu GPU é o Mali-T20. Eles não frustram as expectativas do consumidor ciente de que seu celular é intermediário. A memória RAM de 2 GB de capacidade, entretanto, é limitada e pode causar irritações ao usuário. Embora não afete o funcionamento de boa parte dos aplicativos, há aqueles que rodam com maior lentidão. É melhor não utilizar muitos ao mesmo tempo.
A bateria do aparelho possui 2400 mAh. Não é uma configuração muito potente e o usuário terá dificuldades para usar o aparelho um dia todo sem necessitar de recarregar o aparelho. Conectado à energia com o carregador que vem no kit, o celular demora pouco mais de 2h30 para atingir a carga total.
Dito isso, é inevitável concluir que o grande atrativo do Galaxy J5 Prime atualmente é o preço. Ele pode ser encontrado em lojas virtuais por valores a partir de R$ 630,00. Em seu lançamento, o preço era de R$ 999,00. A economia pode seduzir o comprador que não tem grandes expectativas em relação ao celular e que se contenta com opções básicas.
Por Luís Fernando Santos
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?