Como Economizar Espaço no Google Drive?





Confira algumas dicas de como melhor aproveitar o espaço que o Google Drive disponibiliza.

O serviço de armazenamento em nuvem da Google chamado Google Drive é uma das melhores opções para quem quer salvar um arquivo importante para ver depois ou para guardar, evitando perder quando o computador pifa de repente. Outra função importante é a possibilidade de acessar um arquivo em diferentes localidades sem precisar de um pendrive, algo que muitas pessoas preferem por conta da maior segurança que a nuvem oferece em relação ao dispositivo. No entanto, para quem não realiza o upgrade de armazenamento, o espaço disponível não é dos melhores e que pode lotar com facilidade: são 15 GB gratuitos. Pode parecer muito, mas é só descuidar que esse espaço enche e poderá fazer falta nos momentos de maior necessidade. Para evitar dores de cabeça com isso, separamos 6 dicas de ouro para economizar espaço no Google Drive.

  1. Exclua os arquivos que você não precisa mais: Sabe aquela preguiça de organizar os arquivos? Ela é a maior vilã de qualquer espaço, pois ao mesmo tempo em que deixamos arquivos inúteis, alimentamos ainda mais o espaço com arquivos que vamos armazenando ao longo do tempo. Por isso, a primeira dica chama a atenção para a necessidade de excluir os arquivos "temporários" (como um trabalho de escola ou faculdade) logo depois de usá-lo ou entregá-lo.
  2. Esvazie a lixeira: Diretamente ligada à primeira dica, mas ainda mais esquecida, é a necessidade de esvaziar a lixeira para que os arquivos excluídos de fato liberem espaço.
  3. Exclua e-mails desnecessários do Gmail: Você sabia que estes 15 GB que o Google Drive disponibiliza não é apenas para o site em si, mas é um espaço compartilhado com o Gmail e também com o Google Fotos? Por isso, se você quer economizar espaço no Google Drive é importante que você sempre exclua os e-mails que você não usa mais. Não se esqueça também de esvaziar a pasta de Spam.
  4. Desative a sincronização automática do Google Fotos: Muitas vezes, o Google Fotos guarda fotos indesejáveis por conta da sincronização automática e, com isso, o Google Drive lota e nem sabemos o porquê. Além disso, o tamanho é um outro vilão, pois as fotos são armazenadas em seu formato original. Uma dica interessante é abrir as configurações do Google Fotos no Smarthphone e seguir esta sequência: Backup e sincronização > Tamanho de envio > Alta qualidade (armazenamento ilimitado gratuito).
  5. Excluir Backups: Acesse "Backups" no menu lateral do Google Drive para ter acesso à lista de backups que estão vinculados à sua conta do Google Drive. Clique em "Excluir backup" para remover, não se esqueça de confirmar a operação.
  6. Limpe o cachê do Google Drive: Os cachês ocupam de 100 MB a 1000 MB, ou seja, sua exclusão pode fazer uma grande diferença na hora de economizar espaço no Google Drive. Para limpar o cachê, siga esses passos: Configurações > Limpar cachê > OK.

Em geral, o Google Drive deve funcionar com a seguinte pergunta: "Isso que eu estou colocando é/será útil para mim?". Se a resposta for positiva, então é interessante que este arquivo continue ocupando o seu espaço. Caso for negativa, permita que este arquivo ceda lugar a outro mais importante. Isso não é apenas uma questão de economia, mas também de organização, pois, como já vimos, o Google Drive, muitas vezes, tem arquivos que já criaram “teias de aranha”. Faz quanto tempo que você não faz uma limpeza em seu Google Drive? Você costuma achar arquivos que não precisa mais e/ou antigos? Comente com a gente e não se esqueça de compartilhar este texto com seus amigos e com sua família, lembrando a todos de fazer uma limpeza para economizar espaço no Google Drive.




Por Jéssica Lima Cochete

Google Drive




Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *