Xiaomi Mi 8 Lite – Especificações, Características




O Xiaomi Mi 8 Lite é um celular intermediário, ou seja, traz um conjunto já encontrado na mesma faixa de desempenho que seus concorrentes.

Um celular bom e barato? A Xiaomi, fabricante chinesa, tem uma vasta linha de aparelhos conhecidas pelas suas boas configurações e preço que cabem no bolso da maioria dos usuários. Um destes celulares é o Xiaomi Mi 8 Lite, um celular com poucas bordas, recorte na tela e possibilidade de gravação em 4K.

Um dos mais buscados no Brasil, o modelo da Xiaomi recebeu recentemente uma atualização, contemplando os atuais usuários ou os novos com o Android 9.0 mantendo o celular atualizado. A novidade chegou no mês de fevereiro passado para o modelo global.


Conhecendo um pouco do produto

O Xiaomi Mi 8 Lite é um celular intermediário, ou seja, traz um conjunto já encontrado na mesma faixa de desempenho que seus concorrentes. A receita garante uma boa experiência de uso: Snapdragon 660 com quatro núcleos girando a 2.2 GHz e outros quatro girando a 1.8 GHz. Os quatro primeiros com clock mais alto refere-se aqueles utilizados em tarefas mais pesadas, como a rendenização de um vídeo ou a execução de um jogo. Já os últimos quatro núcleos tem menor frequência para processar a grande maioria das atividades leves, como uma troca de mensagens ou a navegação pela internet.

Segundo a Qualcomm, este chipset apresentado há aproximadamente dois anos pela fabricante trazem um ganho de desempenho se comparado as gerações passadas, suportando o padrão 4.0 de carregamento rápido. São 20 por cento a mais de desempenho se comparado aos chipsets mais antigos na mesma categoria, suportando a gravação em 4K nos celulares intermediários e a possibilidade de conexões em redes Wifi de alta velocidade.

Para segurar o chipset, a Xiaomi embarcou neste modelo 4GB de memória RAM. Comparavelmente mais rápida, ela segue o padrão LPDDR4 com frequências mais altas, juntamente com 64 GB de armazenamento interno. É importante ressaltar que o espaço embarcado é compartilhado entre aquele disponível para ser utilizado e aquele destinado ao sistema operacional e seus aplicativos padrão. A Xiaomi incluiu suporte para armazenamento externo de até 256GB via cartão de memória.


O slot para cartão de memória é hibrido, ou seja, você vai escolher apenas utilizar dois chips de operadora ou um chip de operadora e um cartão de memória. Este é um ponto fraco, já que compartilhar um armazenamento externo com os cartões da operadora parece ser uma brincadeira de mau gosto com o usuário. No mercado intermediário existem outros celulares com slot dedicado a dois cartões de operadora e um cartão de expansão como é o caso dos smartphones da Linha J da Samsung.

O grande destaque aqui é a tela com aproveitamento avantajado da parte frontal. Poucas bordas são identificadas aqui trazendo os novos padrões de display. Na parte superior se encontra o tradicional recorte, amado por uns e odiado por outra maioria. O espaço abriga a câmera frontal e os sensores, já que eles precisam existir. A tela possui 6,26 polegadas, com resolução de 1080×2280 adaptada especialmente para este padrão de display. A tecnologia é IPS, ou seja, traz bons ângulos de visão. Poderia ser AMOLED, mas isso impactaria no preço final.

O conjunto de câmeras é outro destaque: a parte traseira recebeu atenção especial, com dois sensores, sendo o principal com 12MP e o secundário com 5MP. Segundo a fabricante, é possível realizar gravações em 4K com a câmera traseira. A estabilização é apenas digital. Já na parte frontal, o sensor único tem 24MP que filma em FULL HD, trazendo uma resolução mais que adequada para selfies.

A bateria embarcada no modelo tem 3.350 Mah, um bom número que dependerá das otimizações realizadas pela fabricante para uma boa autonomia. Com suporte a carregamento rápido, o celular pode chegar a metade de sua carga em poucos minutos.

Preço e disponibilidade

Sem comercialização oficial no mercado nacional, os interessados podem procurar os canais alternativos, como algumas lojas e o próprio Mercado Livre por preços entre 1.200 reais e 1.300 reais até o fechamento da matéria nas cores preta e azul.

Por Leandrinho de Souza

Xiaomi Mi 8 Lite

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *