Cuidados ao Comprar Celular Usado





Confira aqui algumas dicas e cuidados que voce deve ter ao comprar um celular usado.

O progresso da tecnologia oferece muitos modelos diferentes e propostas de valor que cabem no seu bolso.

Comprar um celular usado é uma situação diferente do que comprar numa loja. E, portanto, você precisa seguir algumas recomendações importantíssimas para fechar um excelente negócio.




1. Procedência:

Saiba de onde o aparelho procede (origem). Trata-se de um ponto importantíssimo para avaliar a proposta e decidir se você vai fechar o negócio ou não.

2. História e contexto:

Faça perguntas específicas para conhecer a procedência, a origem e a história do aparelho smartphone. Desconfie se perceber alguma incongruência ou alguma contradição.


3. Controle de qualidade:

Se o celular apresentar alguma falha de funcionamento, você vai dirigir suas reclamações para quem? Quem será responsabilizado por alguma falha ou problema?

4. Credibilidade:

O vendedor possui credibilidade e boa índole? Pode parecer uma pergunta boba, mas tem pessoas que se esquecem de conferir se o vendedor é de confiança.

5. Prova social:

Como você pode se informar mais a respeito do vendedor? O que as pessoas próximas a você dizem e falam sobre o vendedor?

6. Tecnologia:

O modelo e a tecnologia são confiáveis? Você consegue manusear a tecnologia do celular sem muita dificuldade? O uso do smarphone é suficientemente simples e adequado para o seu contexto? O vendedor soube explicar bem os benefícios entregues pelo smarphone? Ele demonstra conhecimento sobre as características técnicas do dispositivo?

7. Saiba enxergar para os lados:

Você conhece outros vendedores que fazem propostas melhores?

8. O preço:

O preço é amigável? Cabe no seu bolso? Está dentro do seu orçamento? Que tal fazer uma pesquisa de preço? Cuidado para não transformar isso numa dívida imensa.

9. Usabilidade e demais propostas:

Os outros tipos de smartphone oferecem um manuseio mais fácil da tecnologia?

10. Contratos:

Você e o vendedor estão de acordo com cada etapa da venda? Precisam de algum tipo de documento para comprovar a venda?

11. Confira se o seu smartphone possui um IMEI (identidade internacional de equipamento móvel):

Essa é a dica mais importante:

O smartphone precisa possuir um IMEI (identidade internacional de equipamento móvel). Com esse mecanismo, o usuário pode bloquear ou desbloquear o smartphone se este for roubado ou furtado. E isso acontece em qualquer circunstância e independentemente de onde o usuário estiver.

Por isso, se o celular não possuir um IMEI, é no mínimo estranho. Porque é o IMEI que garante um uso seguro do aparelho.

O IMEI possui uma numeração específica, como se fosse um código de identificação.

Trata-se de uma numeração composta por 15 dígitos. Com o IMEI, é possível localizar o aparelho usando o código *#06#. Basta, apenas, acessar o app da discagem e digitar o código.

A partir do uso desse número, o usuário poderá usar o serviço da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com o intuito de resolver essa pendenga.

12. Como usar essas dicas?

Através do site abaixo, você pode testar seu smarphone e verificar se ele possui algum registro que impede o uso (bloqueio).

Para tanto, consulte o número de acordo com as instruções acima e depois de digitar tal número no campo IMEI.

Assim, digite os caracteres que aparecerão abaixo e acesse o item “consultar”.

Se o sistema acusar que o IMEI informado não possui restrições para o uso, significa que o seu smarphone está numa situação regular no território do Brasil.

Dessa maneira, você pode comprar sem correr o risco de adquirir um smarphone bloqueado e sem uso.

Honestidade sempre é a melhor política. E, por isso, esteja sempre atento.

Felipe Gruetzmacher



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *