O progresso da tecnologia oferece muitos modelos diferentes e propostas de valor que cabem no seu bolso.
Comprar um celular usado é uma situação diferente do que comprar numa loja. E, portanto, você precisa seguir algumas recomendações importantíssimas para fechar um excelente negócio.
Saiba de onde o aparelho procede (origem). Trata-se de um ponto importantíssimo para avaliar a proposta e decidir se você vai fechar o negócio ou não.
Faça perguntas específicas para conhecer a procedência, a origem e a história do aparelho smartphone. Desconfie se perceber alguma incongruência ou alguma contradição.
Se o celular apresentar alguma falha de funcionamento, você vai dirigir suas reclamações para quem? Quem será responsabilizado por alguma falha ou problema?
O vendedor possui credibilidade e boa índole? Pode parecer uma pergunta boba, mas tem pessoas que se esquecem de conferir se o vendedor é de confiança.
Como você pode se informar mais a respeito do vendedor? O que as pessoas próximas a você dizem e falam sobre o vendedor?
O modelo e a tecnologia são confiáveis? Você consegue manusear a tecnologia do celular sem muita dificuldade? O uso do smarphone é suficientemente simples e adequado para o seu contexto? O vendedor soube explicar bem os benefícios entregues pelo smarphone? Ele demonstra conhecimento sobre as características técnicas do dispositivo?
Você conhece outros vendedores que fazem propostas melhores?
O preço é amigável? Cabe no seu bolso? Está dentro do seu orçamento? Que tal fazer uma pesquisa de preço? Cuidado para não transformar isso numa dívida imensa.
Os outros tipos de smartphone oferecem um manuseio mais fácil da tecnologia?
Você e o vendedor estão de acordo com cada etapa da venda? Precisam de algum tipo de documento para comprovar a venda?
Essa é a dica mais importante:
O smartphone precisa possuir um IMEI (identidade internacional de equipamento móvel). Com esse mecanismo, o usuário pode bloquear ou desbloquear o smartphone se este for roubado ou furtado. E isso acontece em qualquer circunstância e independentemente de onde o usuário estiver.
Por isso, se o celular não possuir um IMEI, é no mínimo estranho. Porque é o IMEI que garante um uso seguro do aparelho.
O IMEI possui uma numeração específica, como se fosse um código de identificação.
Trata-se de uma numeração composta por 15 dígitos. Com o IMEI, é possível localizar o aparelho usando o código *#06#. Basta, apenas, acessar o app da discagem e digitar o código.
A partir do uso desse número, o usuário poderá usar o serviço da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com o intuito de resolver essa pendenga.
Através do site abaixo, você pode testar seu smarphone e verificar se ele possui algum registro que impede o uso (bloqueio).
Para tanto, consulte o número de acordo com as instruções acima e depois de digitar tal número no campo IMEI.
Assim, digite os caracteres que aparecerão abaixo e acesse o item “consultar”.
Se o sistema acusar que o IMEI informado não possui restrições para o uso, significa que o seu smarphone está numa situação regular no território do Brasil.
Dessa maneira, você pode comprar sem correr o risco de adquirir um smarphone bloqueado e sem uso.
Honestidade sempre é a melhor política. E, por isso, esteja sempre atento.
Felipe Gruetzmacher
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?