Com a expansão do mercado de celulares e com a, cada vez maior, ‘virtualização’ das nossas vidas, possuir um aparelho celular é praticamente um pré-requisito para as nossas vidas atualmente. Imagina o seu susto quando procura e não consegue encontrar seu aparelho celular? O mesmo acontece quando se é vítima de furto de celular, crime infelizmente bastante comum nos dias de hoje. Quando situações assim acontecem, uma boa alternativa seria conseguir localizar remotamente o seu aparelho, para ser mais fácil encontrá-lo, ou para bloqueá-lo, caso necessário.
A boa notícia é que atualmente é possível localizar os aparelhos por meio de aplicativos. A seguir, apresentamos um passo a passo sobre como localizar seu aparelho perdido ou roubado. Vamos começar com o sistema iOS.
Caso você possua um iPhone e precisa localizá-lo por algum motivo, o melhor modo para encontrá-lo é através do recurso oficial oferecido pela Apple, denominado “Buscar iPhone”. Este serviço pode ser acessado por meio de qualquer navegador, no entanto, é necessário que a função “Buscar iPhone” tenha sido ativada nas configurações do iCloud do seu aparelho celular.
O primeiro passo para localizar seu aparelho é configurar o serviço “Buscar iPhone”. Para isso, abra os ajustes do dispositivo, clique na opção “Buscar iPhone” e, em seguida, ative o modo “Buscar iPhone”.
Estando a função “Buscar iPhone” ativada em seu aparelho, basta acessar o site icloud.com/find e entrar com os seus dados de login, os mesmos do seu aparelho. Uma vez acessado o site, ali estará disponível um mapa no qual aparecerá a localização de seu aparelho celular.
Realizados estes passos, é possível ainda localizar seu celular a partir de um som, bloquear seu iPhone ou apagar os dados do seu iPhone. Para bloquear seu aparelho, será necessário ativar o “Modo Perdido”, no qual seu iPhone será boqueado e não poderá acessado por outra pessoa. Nesse modo, será enviada uma mensagem para o seu aparelho, a qual informará que ele foi perdido e solicitará a devolução deste, por meio de um número de celular alternativo.
Já para apagar os dados do seu iPhone, é necessário ativar a função “Apagar iPhone”. Feito isso, você apagará todos os dados do seu aparelho e não será mais possível localizá-lo. Recomendamos que você só opte por esse passo quando não for mais possível encontrá-lo.
Lembre-se: todas as funcionalidades que apresentamos anteriormente somente funcionarão se o seu aparelho celular estiver ligado.
O sistema Android conta com um recurso chamado “Encontre meu dispositivo”, que pode ser acessado por meio de duas formas diferentes:
– Através da internet, acessando o site http://www.google.com/android/find?u=0.
– Através de outro dispositivo também Android, por meio do app “Encontre Meu Dispositivo do Google”.
Tais ferramentas são importantes para evitar fraudes, e se assemelham ao serviço Find My iPhone, oferecido para aparelhos iOS.
Para que seja possível encontrar o seu aparelho perdido, é necessário, no entanto, que ele atenda às exigências apresentadas a seguir:
– Encontrar-se ligado;
– Estar conectado a uma rede móvel ou Wi-Fi e logado em uma conta do Google;
– Encontrar-se visível no Google Play, permitindo que seja possível realizar a instalação de aplicativos;
– A localização do aparelho precisa estar ativada;
– O app Encontre meu dispositivo deve estar instalado e ativado.
Infelizmente, caso essas exigências não sejam atendidas, não será possível localizar o seu aparelho celular Android.
Caso o celular atenda aos requisitos, será possível localizá-lo e também não restarão dúvidas de que ele foi apenas perdido em algum canto da sua casa ou na casa de algum amigo e você não se lembra exatamente onde deixou.
Para localizar seu celular basta seguir estes passos:
1. Acesse “Encontre meu dispositivo” e entre com a mesma conta do Google que esteja logada em seu celular;
2. Selecione o dispositivo Android que corresponde ao seu aparelho perdido;
3. Realizado esse passo, seu celular irá receber uma notificação;
4. O serviço “Encontre meu dispositivo” exibirá uma notificação aproximada do gadget, ou pelo menos a última localização registrada;
5. É possível fazer com que o aparelho celular reproduza um som, deixando mais fácil encontrá-lo. Basta clicar em “Reproduzir som”. O som tocará por 5 minutos, até que seja desbloqueado.
Realizados estes passos, será possível também bloquear ou limpar os dados do celular, alternativa importante em casos de roubo, por exemplo. Você tem duas opções: bloquear o celular, impedindo que ele usado, ou apagar todos os dados, o que impedirá o rastreio no futuro.
Para bloquear o celular, basta fazer os seguintes procedimentos:
1. Uma vez localizado o aparelho por meio do serviço “Encontre meu dispositivo”, clique na opção Proteger Dispositivo;
2. Realizado este procedimento, você sairá daquela conta e o aparelho será bloqueado com um PIN, padrão ou uma senha já escolhida por você, ou criada naquele momento.
Para limpar os seus dados – método mais seguro, porém indicado apenas como último recurso, uma vez que é definitivo –, siga estes passos:
1. Uma vez localizado o aparelho por meio do serviço “Encontre meu dispositivo”, clique na opção "Limpar Dispositivo";
2. Feito isso, todos os seus dados que estejam salvos no dispositivo serão excluídos, exceto dados que estejam contidos no cartão microSD. O aparelho, desta forma, voltará conforme as configurações iniciais.
Sabrina Ferraz Fraccari
Confira os 35 modelos de smartphones, incluindo marcas como Huawei, Samsung e iPhone, que perderão suporte ao WhatsApp nesta semana.… Leia Mais
O Fortnite é um grande sucesso no mundo dos games e cada vez tem atraído mais jogadores. No computador, ele… Leia Mais
Smartphones são essenciais em nosso dia a dia, seja para navegar nas redes sociais, pedir comida por aplicativos ou fazer… Leia Mais
Com o sucesso da linha intermediária Moto G, a Motorola possui um público fiel aqui no país. Apostando no Android… Leia Mais
Confira o ranking dos celulares Android mais rápidos do mundo Ao se adquirir um celular, é analisado muitos aspectos sobre… Leia Mais
Confira opções de smartphones com preços mais em conta e que conseguem atender a tecnologia 5G Quando o assunto é… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies