Como Localizar Celular Roubado ou Perdido – iPhone e Android



Saiba como localizar celular roubado ou perdido nos sistemas iOS e Android.

Com a expansão do mercado de celulares e com a, cada vez maior, ‘virtualização’ das nossas vidas, possuir um aparelho celular é praticamente um pré-requisito para as nossas vidas atualmente. Imagina o seu susto quando procura e não consegue encontrar seu aparelho celular? O mesmo acontece quando se é vítima de furto de celular, crime infelizmente bastante comum nos dias de hoje. Quando situações assim acontecem, uma boa alternativa seria conseguir localizar remotamente o seu aparelho, para ser mais fácil encontrá-lo, ou para bloqueá-lo, caso necessário.

A boa notícia é que atualmente é possível localizar os aparelhos por meio de aplicativos. A seguir, apresentamos um passo a passo sobre como localizar seu aparelho perdido ou roubado. Vamos começar com o sistema iOS.



Como rastrear um celular com sistema iOS?

Caso você possua um iPhone e precisa localizá-lo por algum motivo, o melhor modo para encontrá-lo é através do recurso oficial oferecido pela Apple, denominado “Buscar iPhone”. Este serviço pode ser acessado por meio de qualquer navegador, no entanto, é necessário que a função “Buscar iPhone” tenha sido ativada nas configurações do iCloud do seu aparelho celular.

O primeiro passo para localizar seu aparelho é configurar o serviço “Buscar iPhone”. Para isso, abra os ajustes do dispositivo, clique na opção “Buscar iPhone” e, em seguida, ative o modo “Buscar iPhone”.



Estando a função “Buscar iPhone” ativada em seu aparelho, basta acessar o site icloud.com/find e entrar com os seus dados de login, os mesmos do seu aparelho. Uma vez acessado o site, ali estará disponível um mapa no qual aparecerá a localização de seu aparelho celular.

Leia também:  Pesquisa indica que smartphones Blackberry podem causar alergia

Realizados estes passos, é possível ainda localizar seu celular a partir de um som, bloquear seu iPhone ou apagar os dados do seu iPhone. Para bloquear seu aparelho, será necessário ativar o “Modo Perdido”, no qual seu iPhone será boqueado e não poderá acessado por outra pessoa. Nesse modo, será enviada uma mensagem para o seu aparelho, a qual informará que ele foi perdido e solicitará a devolução deste, por meio de um número de celular alternativo.

Já para apagar os dados do seu iPhone, é necessário ativar a função “Apagar iPhone”. Feito isso, você apagará todos os dados do seu aparelho e não será mais possível localizá-lo. Recomendamos que você só opte por esse passo quando não for mais possível encontrá-lo.

Lembre-se: todas as funcionalidades que apresentamos anteriormente somente funcionarão se o seu aparelho celular estiver ligado.

Como rastrear um celular com sistema Android?

O sistema Android conta com um recurso chamado “Encontre meu dispositivo”, que pode ser acessado por meio de duas formas diferentes:

– Através da internet, acessando o site http://www.google.com/android/find?u=0.

– Através de outro dispositivo também Android, por meio do app “Encontre Meu Dispositivo do Google”.

Tais ferramentas são importantes para evitar fraudes, e se assemelham ao serviço Find My iPhone, oferecido para aparelhos iOS.

Para que seja possível encontrar o seu aparelho perdido, é necessário, no entanto, que ele atenda às exigências apresentadas a seguir:

– Encontrar-se ligado;

– Estar conectado a uma rede móvel ou Wi-Fi e logado em uma conta do Google;

– Encontrar-se visível no Google Play, permitindo que seja possível realizar a instalação de aplicativos;

– A localização do aparelho precisa estar ativada;

Leia também:  Samsung Galaxy S6 poderá possuir carcaça totalmente em alumínio

– O app Encontre meu dispositivo deve estar instalado e ativado.

Infelizmente, caso essas exigências não sejam atendidas, não será possível localizar o seu aparelho celular Android.

Caso o celular atenda aos requisitos, será possível localizá-lo e também não restarão dúvidas de que ele foi apenas perdido em algum canto da sua casa ou na casa de algum amigo e você não se lembra exatamente onde deixou.

Para localizar seu celular basta seguir estes passos:

1. Acesse “Encontre meu dispositivo” e entre com a mesma conta do Google que esteja logada em seu celular;

2. Selecione o dispositivo Android que corresponde ao seu aparelho perdido;

3. Realizado esse passo, seu celular irá receber uma notificação;

4. O serviço “Encontre meu dispositivo” exibirá uma notificação aproximada do gadget, ou pelo menos a última localização registrada;

5. É possível fazer com que o aparelho celular reproduza um som, deixando mais fácil encontrá-lo. Basta clicar em “Reproduzir som”. O som tocará por 5 minutos, até que seja desbloqueado.

Realizados estes passos, será possível também bloquear ou limpar os dados do celular, alternativa importante em casos de roubo, por exemplo. Você tem duas opções: bloquear o celular, impedindo que ele usado, ou apagar todos os dados, o que impedirá o rastreio no futuro.

Para bloquear o celular, basta fazer os seguintes procedimentos:

1. Uma vez localizado o aparelho por meio do serviço “Encontre meu dispositivo”, clique na opção Proteger Dispositivo;

2. Realizado este procedimento, você sairá daquela conta e o aparelho será bloqueado com um PIN, padrão ou uma senha já escolhida por você, ou criada naquele momento.

Para limpar os seus dados – método mais seguro, porém indicado apenas como último recurso, uma vez que é definitivo –, siga estes passos:

Leia também:  Vivo Xplay 5 - Novo Smartphone com 6GB de RAM

1. Uma vez localizado o aparelho por meio do serviço “Encontre meu dispositivo”, clique na opção "Limpar Dispositivo";

2. Feito isso, todos os seus dados que estejam salvos no dispositivo serão excluídos, exceto dados que estejam contidos no cartão microSD. O aparelho, desta forma, voltará conforme as configurações iniciais.

Sabrina Ferraz Fraccari

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *