Como pagar as contas pelo WhatsApp?



É possível pagar contas pelo WhatsApp. Saiba como fazer.

Você sabia que dá para fazer pagamentos pelo Whatsapp? E enviar e receber valores é muito mais fácil para quem usa o aplicativo? Além de todas as opções de pagamento online que já temos como PIX, DOC, transferência, depósito, etc., agora você também pode transferir dinheiro e pagar suas contas através do aplicativo Whatsapp.

Esta função nova do aplicativo é indicado para transações simples entre família e amigos, ou pagamento de compras. Vale ressaltar que este recurso foi feito para transferir dinheiro de pessoa física para pessoa física, e pagamentos de bens e serviços, mas não permite recebimento de dinheiro de vendas. Essa opção de receber por vendas em um negócio próprio pode ser feita através do Whatsapp Business.



É importante ressaltar também que seu banco pode cobrar taxas pelo uso de cheque especial e sua operadora pode cobrar pelo uso de dados móveis.

A ferramenta funciona com o Facebook Pay, tecnologia de pagamento do Facebook. Mas, não é obrigatório ter uma conta na rede social para acessar a função pelo WhatsApp. Para manter a segurança das transferências, o usuário deve cadastrar uma senha PIN, que será solicitada antes de cada transação.



Para telefones celulares que usam dados biométricos, também pode ser uma opção. Todos os dados do cartão ficam protegidos por criptografia, baseado nos requisitos do PCI.

Vale ressaltar que, devido a possíveis riscos, o Banco Central havia suspendido o uso de transferências do WhatsApp no ​​Brasil no ano passado. Na terça-feira (30), a entidade emitiu nota autorizando a atividade e afirmou que “considera que as autorizações concedidas podem abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários dos serviços de pagamento”.

Leia também:  Como Esconder Mensagens e Fotos no Instagram, Whatsapp e Facebook

Depois de lançado, o recurso estará disponível para Android e iPhone (iOS).

Quem pode enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp?

Para enviar dinheiro para outras pessoas, você deve registrar um cartão de débito. A função crédito é exclusiva para empresas que fazem uso do WhatsApp Business. Os bancos disponíveis no Brasil que podem enviar dinheiro até agora são:

· Banco do Brasil (Visa);

· Nubank (Mastercard);

· Sicredi (Mastercard e Visa);

· Woop, conta digital do Sicredi (Visa).

Para receber, o destinatário deve ter o mesmo banco do remetente e, para que o dinheiro seja creditado em sua conta, ele deve concordar com a transferência do valor para ele. Não é possível enviar pagamentos a quem não tenha os referidos bancos associados.

Veja como fazer:

No iPhone:

1. Toque em "Configurações" (ícone de engrenagem) e selecione a opção "Pagamentos";

2. Depois disso, selecione a opção "Facebook Pay" e logo após em "Continuar";

3. Faça um PIN com seis dígitos (que deve ser numérico) por questões de segurança e autenticação nas transações, e depois, toque em "Avançar". Se você preferir usar o Face ID ou Touch ID para autorizar transações, habilite esta função;

4. Insira seu nome, número de telefone e número do Seguro Social e toque em “Avançar”;

5. Insira os dados completos do seu cartão;

6. Toque em "Salvar".

Android

Se você tem Android, não muda muita coisa, apenas alguns detalhes pequenos. Como por exemplo, para acessar o Facebook Pay, você deve clicar nos três pontos no canto superior direito do aplicativo e selecionar "Pagamentos". Depois é só seguir as instruções.

Envio de dinheiro pelo aplicativo

Acesse o chat da pessoa para quem deseja enviar dinheiro. Toque no ícone + e selecione "Pagamento". No Android, você precisa acessá-lo por meio do ícone de anexo (o clipe de papel).

Leia também:  Cartões pré-pagos da Google Play já estão disponíveis

Insira o valor da transferência e, se necessário, o motivo. Em seguida, pressione "Pagar".

Autentique-se com uma senha ou dados biométricos.

A pessoa que receber a transação receberá uma notificação: “Aceitar pagamento”. Prontinho! Tudo certo…

Depois, você só precisará identificar a pessoa que o receberá.

Whatsapp Pay e o problema de segurança

Você pode estar se perguntando se pode confiar nesse meio de pagamento pelo Whatsapp, visto que, ao mesmo tempo, há um pouco de ceticismo e um pouco de medo em relação à segurança dos dados dos usuários nesse aplicativo.

Zuckerberg explicou que o sistema foi projetado "para evitar transações não autorizadas". Como? Cada vez que um pagamento for realizado, um código especial de 6 dígitos ou a impressão digital associada ao número do Whatsapp será solicitado. Todos compatíveis com as bandeiras Visa e Mastercard.

Por Marina Costa

Pagar contas pelo Whatsapp

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *